Ao discursar durante a sessão plenária de ontem, sexta-feira (9), a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) protestou contra a decisão do governo do Rio Grande do Norte de fechar o setor de urgência pediátrica do Hospital Walfredo Gurgel em Natal (RN).
- É um absurdo deixar as crianças sem atendimento de urgência. Soube que os médicos pediatras estão em greve, não por salários, mas pelo não fechamento de um serviço essencial pois as crianças precisam ter atendimento prioritário e urgente. Os leitos para pediatria nesse hospital são insuficientes, mas fechar o serviço representa um descalabro sem paralelo - disse.
Rosalba Ciarlini disse que o juiz Luiz Alberto da Costa Filho deferiu uma liminar para manter funcionando o pronto-socorro do Hospital Walfredo Gurgel reagindo a uma ação impetrada pelo Sindicato dos Médicos do estado que alegou a relevância do atendimento de urgência para crianças acidentadas ou com doenças agudas.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) destacou que fatos desta natureza são a causa de o Brasil estar em 75º lugar no ranking das Nações Unidas em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Também em aparte, o senador Aldemir Santana (DEM-DF) disse que as dívidas sociais são imensas. Não há recursos que cheguem para o atendimento de saúde por causa da gestão desastrosa do setor e, na educação o descaso governamental é o mesmo, acredita.
Texto da agencia senado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário