segunda-feira, 20 de abril de 2015

A dez dias para o fim das inscrições, estudantes temem ficar sem o Fies

Linha de crédito é oferecida pela Uniararas para estudantes em Araras (Foto: Felipe Lazzaroto/EPTV)
Estudantes têm dificuldades para fazer inscrição
no Fies (Foto: Felipe Lazzaroto/EPTV)


O prazo para fazer a inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina no dia 30, e faltando dez dias para o término, muitos estudantes ainda não conseguiram fazer a inscrição após quase três meses de tentativas acessando o site do Fies.
Maria Luiza Correia, de 17 anos, vai nesta segunda-feira (20) à PUC-Rio levar os documentos para finalmente fazer a validação do seu contrato com o Fies. A estudante de jornalismo passou as últimas semanas tendo problemas para fazer a inscrição no site do programa e também para agendar a revalidação. "Fiquei muito tempo em frente ao computador, nem consegui aproveitar estes primeiros meses de curso", disse a jovem. "Espero não ter mais nenhum problema."  
A mesma sorte não teve os irmãos Matheus e Marina Pereira Alves, alunos da PUC Minas no campus de Poços de Caldas. Os dois têm o pai como fiador cadastrado, e o sistema não está aceitando a renovação do contrato que eles já tinham no ano passado. "Quando eu tento cadastrar um, diz que o fiador já possui outro beneficiário", reclama a mãe dos alunos, Ana Lúcia Pereira Alves. "Já fizemos várias solicitações junto ao MEC e até agora nada."
Outros problemas têm afetado a vida dos estudantes. A PUC Campinas (SP) fechou a possibilidade de novas adesões ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2015. A instituição culpou o que chama de dificuldades geradas pelo Ministério da Educação (MEC) para justificar a decisão, que não atinge quem já tinha o Fies.
Muitos estudantes reclamaram das dificuldades para se inscrever no Fies. O MEC alegou problemas na grande demanda de acesso ao sistema de inscrição. Ainda segundo o MEC, se for preciso, o prazo final será prorrogado para que todos os contratos vigentes possam ser renovados.
Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário