sábado, 18 de abril de 2015

Articulação para fusão prossegue entre DEM e PTB

Edilson Rodrigues
Presidente nacional do DEM, José Agripino confirma a fusão
Presidente nacional do DEM, José Agripino confirma a fusão

As articulações para fusão do DEM com o PTB não cessaram. O deputado federal Felipe Maia (Democratas) negou que essa negociação esteja paralisada pela reação negativa de alguns parlamentares dos dois partidos. Felipe Maia confirmou que a executiva nacional do DEM já tem entendimento favorável à fusão e as negociações estão em andamento. Além disso, informou, a executiva do PTB, comandada pela deputada federal Cristiane Brasil, promoverá uma reunião nos próximos dias e deve respaldar as articulações.

O deputado federal detalhou que o nome do novo partido será PTB-25, uma referência ao número usado pelo Democratas e ao nome PTB, legenda que tem 70 anos de fundação no país.

Felipe Maia confirmou que por 21 votos a 4, a executiva nacional do DEM tomou a decisão favorável ao entendimento. “Existe claro interesse dos dois partidos em continuarem dialogando para buscar a fusão”, comentou, durante entrevista ao programa programa RN Acontece, da Band Natal.

Ele comentou que a tendência é de que a nova legenda fique na oposição ao Governo Federal. “O PTB-25, que será o novo partido, deverá ficar com uma postura independente e as lideranças que verbalizam o Democratas, Ronaldo Caiado, no Senado, e Mendonça Filho, na Câmara, vão prosseguir na função. Será uma posição independente, mas contrária ao Governo Federal”, ressaltou.

Felipe Maia destacou que o novo partido será a quarta maior bancada do Congresso Nacional. Ele também confirmou que há um entendimento nas duas legendas que, caso a fusão se concretize, o projeto é de candidatura própria em 2018 a presidente.


“Teremos candidatura própria em 2018. Isso é pacífico nos dois partidos. E caso não tenha nome viabilizado, teremos um projeto contrário ao do PT, contra o Governo que aí está e tem decepcionado”, comentou o parlamentar. Felipe Maia disse ainda que as informações veiculadas semana passada de que o PTB seria contrário à fusão eram apenas de alguns deputados federais. Mas não refletem a executiva.

Reações
Mas há parlamentares do DEM que ainda resistem a esse entendimento. O senador Ronaldo Caiado, que já foi anunciado como sendo o líder da bancada no Senado com a fusão do partido, disse ser contrário à união das duas legendas. Ele disse que vai até “as últimas consequências” para evitar a fusão.  “O que estamos fazendo é convocando todos os filiados, todos os delgados do partido, para que não deixem acontecer o que seria um desastre ao Democratas. Temos uma linha doutrinária que não pode ser alterada para aumentar o tempo no rádio e na televisão”, comentou. Ele foi além para chamar atenção das diferenças entre as duas legendas: “O PTB tem suas raízes, nós temos as nossas”, afirmou.


Recentemente, a Executiva do DEM deu carta branca à continuidade da negociação para a junção das legendas, que ocorreria no início de maio, mas a decisão acabou adiada depois que, na semana passada - após uma reunião de quatro horas -, a bancada do PTB colocou um pé no freio no processo, preferindo consultar melhor as bases antes de seguir adiante. Cada vez mais isolado no Democratas ao rejeitar um possível acordo com o PTB, Caiado repetiu que uma sigla que fez oposição ao PT nos últimos 12 anos não poderá amanhã ser confundida com um partido da base do governo federal. 

O senador Ronaldo Caiado explicou que, ao dizer que vai até as últimas consequências, ele se referia à tentativa de levar o assunto para discussão em duas instâncias posteriores à decisão da Executiva Nacional do DEM: a reunião do conselho político do partido e, depois, a convenção do partido. Nenhum dos dois eventos têm data marcada para serem realizados. 



Da Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário