sábado, 3 de outubro de 2015

Estudante de Comunicação da UERN não resiste a acidente e morre no HRTM


Foto: Arquivo pessoal



A estudante de Radialismo da UERN, Katia Mirla de Souza Luz, de 22 anos, não resistiu aos ferimentos provocados por um capotamento e morreu no Hospital Regional Tarcísio Maia, poucas horas depois de ser internada.


Katia Mirla trafegava em um carro na companhia de duas mulheres e o motorista. O veículo capotou após tentar desviar de uma pá que caiu de um caminhão que trafegava a sua frente.

As duas mulheres identificadas como Francisca Paula Fernandes, de 30 anos, e Maria Auxiliadora Rodrigues, de 32 anos, sofreram ferimentos leves e foram levadas ao Hospital Regional Tarcísio Maia.


A estudante, por estar em estado grave, foi socorrida por uma unidade avançada do SAMU com traumatismo craniano encefálico grave, insuficiência respiratória aguda e trauma torácico.

Sua morte foi constatada por volta das 13h da tarde. Familiares acreditam que ela estava sem cinto de segurança.

Katia estava no 4º período do curso de Radialismo/Comunicação Social e integrava a equipe da UERN TV. Na quinta-feira (01), ela foi selecionada para participar de uma oficina de vídeo da TV Futura, no Rio de Janeiro.

Katia Mirla fez 22 anos na última terça-feira, 29 de setembro.
Pelas redes sociais, colegas e amigos se solidarizaram com a família da jovem por sua morte trágica.

“Companheira de algumas matérias pela UERN TV e dos congressos que fomos esse ano. Admirada pela sabedoria, humildade e determinação. Com certeza Deus te recebe de braços abertos! Fique na paz de Jesus. #‎luto”, publicou André Luiz, colega de turma.

“Hoje vinha na estrada ouvindo ela cantar. Uma voz tão limpa e afinada que parecia ser bem simples fazer aquilo. Aprendemos tantas lições com você minha cara. Que sua passagem por aqui não tenha sido em vão. Que seus exemplos tenham deixado sementes no coração de todos que cruzaram seu caminho. Deus esteja com você e acalente os que sentirão sua falta”(Moisés Albuquerque, jornalista e professor da estudante).

Ainda estou abalado com o que aconteceu com a querida Katia Luz. Estava no percurso certo, cheia de sonhos. Vibrou muito quando seu artigo foi aprovado para o Intercom e disse que aquilo seria somente o começo de um "loooongo caminho". E estava prestes a iniciar seu curso no canal Futura, uma grande conquista. Percebia a abnegação que tinha com a comunicação, digo como produtora de conhecimento, uma observadora dos fenômenos midiáticos que tanto nos chamam a atenção. Ela tinha o olhar diferenciado e um empenho danado em querer aprender mais. Passei rapidamente por sua vida, através da Uern, e sou feliz porque tive a oportunidade de participar da história de Kátia. Estou realmente muito triste com este ocorrido. O mistério não está na morte, mas na vida, no sentido que tentamos alcançar, mesmo sabendo se valerá a pena no final (o que é valer a pena?) ou se vai causar revolta por um fim abrupto. Porque uma vez, um professor da UFRN me disse que a vida não tem sentido. Nós é que tentamos dar sentido a ela.Mas, Kátia vive, porque a imortalidade está na memória, como disse Vilém Flusser. No que ela deixou na vida de quem esteve perto dela. E no que ela proporcionou, mesmo rapidamente, para o engrandecimento das ciências da comunicação. Todos nós agradecemos, Kátia... (William Robson Cordeiro, doutorando em comunicação)´
“No DECOM/UERN estamos de luto. Kátia Luz fica marcada como excelente aluna, amiga e jornalista. A mensagem é de luz. A luz que ela deixou por onde passou e luz para os familiares e amigos próximos neste momento de despedida dessa nossa terra.” (Ana Lúcia, professora da UERN)
"Perder uma colega de curso desse jeito, só resta um sentimento;Tristeza.

A "Estrela" como eu a chamava, vai brilhar sim,mas,em outra dimensão. Katia Luz, por força do ciclo natural da vida não vai pras telas da TV Cultura como eu vivia prevendo pra ela, nem nas do Canal Futura para aonde acabara de ser selecionada pra participar de oficinas, vai brilhar nos palcos do céu." (Pompílio Neto, estudante de Jornalismo).

"Com o coração dilacerado, ainda sem acreditar, você Katia Luz tinha tantos planos e sonhos, e foram interrompidos. Com certeza voce estava no local errado na hora errada, tão talentosa, inteligente como poucos que conheci. Sempre dizia que voce iria brilhar muito ainda, e ficava feliz a cada conquista sua...voce estava no caminho dos seus sonhos... Sonhos esses interrompidos. Se uma estrela brilhar forte hoje no ceu, tenho certeza que será voce nos mostrando que está lá. Que Nossa senhora te receba, calorosamente, e que os que aqui ficaram possam ser consolados, pois a sua partida pegou todos de surpresa. BRILHE A VOSSA LUZ." (Sandra Chagas, amiga).

"Ela dizia que gostava do meu nome porque nele tem Maria, eu falava que gostava do seu nome porque tinha Luz. Ela dizia que era minha fã e que um dia seria igual a mim. Eu falava que o potencial dela era tão grande que chegaria muito mais longe. Hoje pela manhã foi o nosso último encontro. Discutimos sobre uma matéria, sobre sua viagem a Rio de Janeiro e o curso que faria no Canal Futura. Você saiu por uma porta que eu nunca mais a verei entrar.

Pois é, Katia Luz , a sua Luz hoje se acendeu em um novo plano. Peço aos espíritos de luz que te receba no melhor lugar possível e que ampare a todos seus amigos e familiares que nesse momento sentem com a dor da saudade." (Marbenes Maia, jornalista e técnica na UERN TV).

"A vida é essa coisa frágil e movediça.Seu xadrez nebuloso é repleto de tramas indecifráveis, de perdas que nos deixam perplexes e doídes. Há olhos cheios de luz e vida que se fecham cedo, cedo demais. Que essa luz nos irradie de onde quer que esteja. Meu abraço forte a todxs que fazem a família e amigxs de nossa querida Kátia. A última mensagem que recebi dela foi um coração.Vivo, pulsante, celebrando suas merecidas conquistas. E é esta imagem que vou guardar. De uma celebração da vida. que ela conduzia com garra, intensidade. Vou lembrar daqueles olhos faiscantes de luz nas últimas fileiras. Atentos,curiosos e sempre presentes. Aos meus alunes que partilharam de sua alegria, empenho e força de vontade, meu caloroso abraço. Que possamos nos confortar nessa dor e saudade." (Daiane Dantas, jornalista e professora)
A UERN emitiu nota de pesar pela falecimento da estudante.
Confira na íntegra:
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) lamenta profundamente o falecimento da estudante do 4° período de Comunicação Social e integrante da UERN TV, Kátia Mirla de Souza Luz, ocorrido no início da tarde desta sexta-feira, em acidente na BR 110 (Mossoró/Areia Branca).

Aos 22 anos, Kátia Luz era uma das grandes promessas para o jornalismo potiguar. Esta semana ela havia sido selecionada pelo Canal Futura/ Rede Globo para participar da XI Oficina de Vídeo Geração Futura Universidades Parceiras, entre os dias 18 e 29 de janeiro de 2016.

Neste momento de perda e dor, a Reitoria, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, o Departamento de Comunicação Social (DECOM) e a UERN TV transmitem sentimentos aos familiares, amigos e colegas dessa jovem que marcou sua passagem pela UERN com dedicação ao curso e alegre convivência.

Reitor Pedro Fernandes
Vice-reitor Aldo Gondim


Do Mossoró de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário