quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Ruas de nove municípios do RN receberão 4.500 militares contra Aedes no dia 13


Ruas de nove municípios do Rio Grande do Norte receberão 4.500 militares para atuarem na luta contra o mosquito Aedes. O efetivo das Forças Armadas entrarpa em campo no próximo dia 13.
No estado potiguar, as cidades beneficiadas com a medida serão Natal, Mossoró, Parnamirim, Caicó, Assu, Pau dos Ferros, Ceará-Mirim, Areira Branca, e Nova Cruz.
À nível de Nordeste, o RN será o terceiro estado da região com maior número de militares, ficando atrás de Pernambuco (9 mil) e Bahia (6 mil). A informação divulgada nesta quarta-feira (04) pelo Ministério da Defesa dá conta ainda de que 26 Estados e o Distrito Federal terão a presença das Forças Armadas.
A mobilização vai abranger 356 municípios, incluindo todas as cidades consideradas endêmicas, de acordo com indicação do Ministério da Saúde, e as capitais do País. No total, 220 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica irão às ruas para distribuir material impresso com orientações para a população sobre como manter a casa livre dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do Zika vírus.
A meta é visitar três milhões de residências. Para a distribuição do efetivo das Forças Armadas nessa fase de mobilização, foram considerados os municípios com maior incidência das doenças transmitidas pelo mosquito e os que contam com organizações militares instaladas. Essa será a segunda etapa da campanha contra o mosquito. Na primeira, iniciada em 29 de janeiro, as Forças Armadas realizam um mutirão de limpeza em 1.200 unidades militares espalhadas pelo País. Essa fase se encerra nesta quinta.
Próximas etapas
Ainda estão previstas duas etapas da campanha de combate ao Aedes. Entre os dias 15 e 18 de fevereiro, 50 mil militares, sob a coordenação do Ministério da Saúde, farão visitas nas residências, acompanhados por agentes de saúde, para inspecionar possíveis focos de proliferação, orientando os moradores e, se for o caso, fazendo aplicação de larvicida em criadouros.

A última etapa, ainda em fase de elaboração com o Ministério da Educação (MEC), prevê a participação de visitas a escolas. A meta é reforçar o trabalho de conscientização das crianças e adolescentes sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Confira aqui a distribuição de militares por estados e aqui por municípios.
 Do Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário