sexta-feira, 6 de junho de 2014

Do Blog do Fernando Rodrigues: DEM abandona sua única governadora e nega palanque a Aécio Neves

Pedro Ladeira/Folhapress - 7.ago.2013 
 

O diretório estadual do Democratas do Rio Grande do Norte decidiu na 2ª feira (2.jun.2014) que não apoiará a reeleição da governadora Rosalba Ciarlini, filiada ao próprio partido.

O presidente nacional da legenda, senador José Agripino Maia (à direita na foto), também do Rio Grande do Norte, trabalhou para que o partido se aliasse à pré-candidatura do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), ao governo do Estado.

O desfecho irritou Rosalba, que foi ao encontro defender sua reeleição, mas deixou o local antes da votação –45 dos 59 presentes preferiram apoiar Alves.

O resultado atinge indiretamente a pré-candidatura do tucano Aécio Neves a presidente da República. O DEM era a última esperança do PSDB para que Aécio tivesse um palanque no Estado.

O diretório tucano local também deve apoiar Alves –a decisão será tomada neste sábado (8.jun.2014). O palanque do presidente da Câmara já está reservado para a campanha à reeleição de Dilma Rousseff.

O arranjo fará com que Aécio não pise no Rio Grande do Norte durante o primeiro turno da campanha, segundo o diretório estadual do PSDB. Sua presença no Estado é esperada somente durante um eventual segundo turno.

Prioridade ao Legislativo

Ciarlini é hoje a única governadora do DEM. Ela teve seu mandato cassado no ano passado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado, sob acusação de abuso de poder político durante a campanha eleitoral de 2012. Dois dia depois, obteve liminar favorável no Tribunal Superior Eleitoral e permaneceu no cargo. O caso aguarda decisão do plenário da Corte.

Formalmente, a decisão do DEM sobre o Rio Grande do Norte será tomada no próximo dia 15, durante a convenção estadual. O discurso oficial do partido é que Rosalba ainda tem 10 dias para formar uma coligação consistente que justifique sua candidatura. Hipótese de difícil execução, já que Alves construiu um amplo arco de alianças em torno de seu nome, com 8 partidos.

Os líderes locais do DEM temem que uma candidatura de Rosalba sem o apoio de outras legendas dizime o espaço do partido no Poder Legislativo. O DEM do RN tem hoje 3 deputados estaduais, 1 deputado federal e 1 senador.

 Embarcando na campanha de Alves, espera pelo menos manter a atual bancada.

Post Scriptum (19h15 – 05.jun.2014): O presidente nacional do DEM, senador José Agripino (RN), telefonou para o Blog. Ele não fez reparos aos fatos aqui descritos. Ponderou, entretanto, que o texto do post pode dar a impressão de que Rosalba Ciarlini é uma vítima do DEM, algo com o que discorda. Para Agripino, o seu partido deu à governadora do Rio Grande do Norte todas as condições de se viabilizar como candidata:

“Em março do ano passado [2013], montamos para ela uma ampla aliança com quase todos os principais partidos disponíveis, exceto PT e PSB. Mas ela se isolou completamente depois de oito meses. Perdeu todos os partidos. Ela não dizia nada. A condição política ficou perto de zero. Ela não foi abandonada. Ela construiu o próprio isolamento. O partido não poderia se suicidar com ela, comprometendo a eleição de seus candidatos a deputado”.

Agripino diz também que as estruturas do DEM e do PSDB continuam à disposição do pré-candidato a presidente tucano Aécio Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário