segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Henrique tem 11% de vantagem em Mossoró

grafico-pesquisa-eleições---Governador---Capa

O candidato do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) ao Governo do Estado, deputado federal Henrique Eduardo Alves, está onze pontos na frente do seu principal concorrente na disputa, o vice-governador Robinson Faria (PSD), na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Seta, em parceria com GAZETA DO OESTE, na sondagem estimulada, ou seja, onde o pesquisado responde a pergunta com o auxílio de uma relação, constando o nome dos postulantes à chefia do Poder Executivo estadual, o peemedebista registrou 33,3% das intenções de voto, contra 22,3% de Robinson Faria.

A sondagem foi realizada entre nos dias 16 e 17 de agosto, com o registro 013/2014, junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, enquanto a margem de erro detectada é de 4% para mais ou para menos.

Ainda em relação à sondagem estimulada, a candidata Simone Dutra, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), ficou na terceira posição com 1,6% das intenções de votos, seguida pelo candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Robério Paulino, que ficou na quarta posição com 1,3% de preferência do eleitorado mossoroense. Na quinta posição apareceu o candidato do Partido Social Liberal (PSL), Araken Farias, que obteve 0,8% de intenções de votos dos eleitores.

Do total de 600 entrevistados na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, 23,9% responderam “ninguém”, que “não sabe” ou “nulo”.

REJEIÇÃO
O Instituto Seta, em parceria com a GAZETA DO OESTE, verificou ainda a rejeição do eleitor mossoroense em relação aos candidatos à chefia do Poder Executivo norte-rio-grandense. De acordo com a pesquisa, o deputado Henrique Eduardo Alves é o mais rejeitado pelo eleitor de Mossoró, com 20,7% de rejeição. Na segunda posição entre os mais rejeitados foi citado o vice-governador Robinson Faria, que obteve 11,3% de menções entre os entrevistados. Em terceiro lugar ficou a candidata Simone Dutra com 7,9%, seguida por Robério Paulino com 5,7%. Em última posição entre os mais rejeitados ficou o candidato Araken Farias com 4,4% de citações dos entrevistados. “Não sabe” ou “não respondeu” ficou em 15,7% de menções, enquanto “ninguém”, “branco” ou “nulo” representou 34,3% de citações dos pesquisados pelo Instituto Seta.

ESPONTÂNEA

No que se refere à sondagem espontânea, onde o entrevistado responde livremente a pergunta, mais da metade dos entrevistados responderam “não sabe” ou optaram por não responder, representando 53,9% de um universo de 600 pessoas entrevistadas. O índice de eleitores que disseram não votar em ninguém, branco ou nulo foi significativamente elevado, representando 21,6% do total de pesquisados.

Ainda em relação à pesquisa espontânea, o deputado federal Henrique Eduardo Alves foi citado por 12,8% dos entrevistados, seguido pelo vice-governador Robinson Faria que obteve 9,7% de preferência entre os eleitores entrevistados. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ficou na terceira posição com 0,7% de menções. Empatados com 0,5%, estão Simone Dutra e Robério Paulino. Também empatados, na última posição, foram citados o deputado federal Fábio Faria (PSD) e a atual presidente da República, Dilma Rousseff (PT), ambos contabilizaram 0,2%.

Do Jornal Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário