quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Órgão contabiliza 550 homicídios no RN entre janeiro e abril

 https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRXCsW4MBdBl7NhxtFs3tD6Q0r7QEfqmKcfoHLmdylrmzP2a7Vd5A

O primeiro relatório quadrimestral do projeto institucional para combate a subnotificação de homicídios no Rio Grande do Norte apontou 550 vítimas de execução nos municípios monitorados de janeiro a abril deste ano. Desse total, apenas 135, sendo que 12 são atos infracionais cometidos por crianças e adolescentes, chegaram ao Poder Judiciário após instauração de inquérito policial. De janeiro de 2013 a abril deste ano, 2.015 crimes de execução ainda não passaram por qualquer tipo de registro e investigação.

Esse foi o primeiro levantamento de homicídios ocorridos nos 64 municípios do Rio Grande do Norte monitorados pelo órgão, apresentados na tarde de terça-feira, 26, durante uma coletiva de imprensa, ao Ministério Público Estadual (MPRN). O monitoramento visa diminuir a subnotificação de crimes contra a vida e aumentar o envio de inquéritos policiais à Justiça.
Segundo o procurador-geral da Justiça, Rinaldo Reis, a partir desses dados vai ser possível acompanhar as investigações. A coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça Criminais (CAOP), Luciana Andrade d’Assunção, disse que o objetivo é exatamente assegurar uma cobertura de investigação para todos os casos. Por isso, pede-se o número e data do tombamento, a fim de avaliar a diferença de tempo entre a data de instauração da investigação e o fato.

No levantamento constam ainda informações sobre o envio ou não do procedimento investigativo para o Judiciário, para que se tenha um controle diante da falta de um sistema informatizado na Polícia Civil.

Levantamento

Nos 64 municípios do Rio Grande do Norte monitorados pelo Caop, de janeiro a abril deste ano, foram registrados 550 homicídios, 135 procedimentos no Judiciário, sendo que 12 são atos infracionais. Em Natal foram registrados neste período 200 homicídios, com 32 procedimentos enviados à Justiça, sendo seis atos infracionais e 130 vítimas sob investigação.

Em Mossoró, neste mesmo período, foram registrados 59 homicídios, 25 procedimentos enviados à Justiça e 100% dos casos sendo investigados. Em Parnamirim foram 41 homicídios e três procedimentos enviados à Justiça. Em Assu aconteceram 12 homicídios com 100% dos casos enviados à Justiça. Em Caicó foram feitos registros de oito homicídios com um procedimento enviado à Justiça.

Do Jornal Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário