domingo, 31 de maio de 2015

Telefonia celular no RN ganha nono dígito hoje

Ana Silva
Através da Google Play ou AppStore, aplicativos de operadoras atualizam a agenda do celular
Através da Google Play ou AppStore, aplicativos de operadoras atualizam a agenda do celular


Com 4,7 milhões de telefones celulares, o Rio Grande do Norte ganhará nono dígito hoje (31).  Na prática, na hora de efetuar uma ligação – mesmo que seja a partir de um telefone fixo - ou enviar mensagem para um celular, será preciso inserir o 9 antes do número. A mudança não ocorrerá somente no RN. Vale para os  estados do Nordeste que têm DDD iniciado em 8: Alagoas (82), Ceará (85 e 88), Paraíba (83), Pernambuco (81 e 87) e Piauí (86 e 89).

Para facilitar a atualização das agendas, as operadoras disponibilizaram aplicativos, que podem ser baixados pelo Google Play ou AppStore, e fazem automaticamente a inclusão do novo dígito. O usuário pode utilizar o serviço a partir de aplicativo de qualquer operadora.

A mudança não terá custos, nem requer que o usuário procure a operadora. De acordo com a Anatel, a inclusão de mais um dígito nos celulares tem por objetivo aumentar a disponibilidade de números na telefonia e dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas.

Uma Resolução (nº 553/ 2010) da Anatel determinou a implementação do nono dígito em todo o Brasil. Quem iniciou a mudança foi a região metropolitana de São Paulo (DDD 11), em julho de 2012.

Entre 10 de junho e 7 de setembro, a cada ligação feita da forma antiga, o usuário receberá uma mensagem avisando sobre a alteração. Os usuários ouvirão mensagem, até 07 de setembro de 2015,  sobre a necessidade da inclusão do 9º dígito.  Após esta data, nenhuma chamada sem o dígito 9 será completada pelas operadoras da telefonia celular.

Este é o segundo acréscimo de dígito na telefonia celular. Em 1998, algumas prestadoras originárias do Sistema Telebrás operavam com sete dígitos. Naquele ano, a Anatel publicou uma resolução padronizando o uso do celular no Brasil, e todas as operadores passaram a oferecer linhas com oito dígitos. A adaptação ocorreu até 2003.

Perguntas e respostas
1 - Os números dos telefones fixos também irão mudar?
Não. Apenas os usuários de telefonia móvel Pessoal (SMP) terão o 9 adicionado em seus números. Os telefones fixos continuam com 8 dígitos.

2 - O usuário de telefone fixo terá que discar o nono dígito ao realizar chamadas para celulares que ganharem o nono dígito?
Sim. Quem ligar de qualquer telefone – seja fixo ou móvel – para um telefone celular que tenha o nono dígito terá que incluir o 9 antes do número antigo para que a ligação seja completada.

3 - O que irá acontecer com os créditos do cliente quando o número for mudado?
Saldo em créditos dos assinantes de telefones pré-pagos e controle, assim como validade dos créditos, não serão alterados pela mudança da numeração.



Da Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário