quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Taxistas intermunicipais interditaram a Ponte Castelo Branco na manhã desta quarta (19)

Além do protesto ocorrido no início da manhã desta quarta-feira, 19, na RN 117, outra manifestação dos taxistas intermunicipais foi realizada na cidade nesta manhã. Desta Vez, taxistas dos municípios de Areia Branca, Upanema, Assu, entre outros, interditaram, por alguns minutos, a Ponte Castelo Branco, nos dois sentidos, trecho conhecido como subida da ponte, no Centro, em desacordo as medidas impostas pela Prefeitura de Mossoró ao disciplinamento do transporte público no município.
Foto: Carlos Costa
Eles colocaram pneus e queimara, mas a polícia chegou a tempo e impediu o bloqueio da via, no sentido Alto de São Manoel/Centro. Os taxistas, então, foram para o outro lado, sentido Centro/Alto de São Manoel e interditaram.
Segundo eles, o novo local escolhido pelo poder público para os taxistas não tem condições alguma de receber ninguém. A alegação é que o Parque Armando Buá é muito perigoso, pois é bem afastado.
Foto: Carlos Costa
Representantes da Prefeitura, como o secretário de Segurança, Alvibá Gomes, da Secretaria de Mobilidade Urbana estiveram no local e conversaram com os taxistas. A todo momento, Alvibá pedia calma aos manifestantes e pedia que eles não mais interditasse a via. Em diversos momentos desta conversa o clima ficou tenso, pois os taxistas intermunicipais não aceitavam as justificativas da Prefeitura para as medidas adotadas.
Em um dos momentos, os taxistas ficaram irritados devido aos agentes de trânsito estar multando alguns que paravam na praça. Muitos deles foram averiguar a situação deixando o clima ainda mais nervoso e sem uma aparente solução.
Foto: Carlos Costa
Uma comissão dos taxistas foi formada para uma reunião na Semob ainda nesta manhã com as autoridades que estiveram lá na ponte. Para este encontro, os taxistas vão pedir que eles permaneçam no mesmo local de antes.
De acordo com o taxista Denilton Fonseca, o que a categoria quer é estabilidade para trabalhar, pois não aceitam o novo local. “Lá (Parque Armando Buá) é um deserto. Não tem a menor estrutura. É muito longe. Queremos um local adequado para trabalhar. Por enquanto, queremos também ficar no mesmo lugar”.
Ele disse que na tarde da última terça-feira, 18, uma equipe da Semob informou aos motoristas que eles não podiam mais ficar no local.
Foto: Carlos Costa
Novos protestos
Ainda de acordo com o taxista Denilton Fonseca, novas manifestações deverão ocorrer nos próximos dias até uma solução ser encontrada. Ele falou que não acredita na resolução deste impasse neste encontro ocorrido nesta manhã entre as partes.
“Sinceramente não acredito que haverá uma solução nesta reunião. Já adianto que vamos nos reunir mais tarde e definir novos pontos de protestos nas entradas, como também dentro da cidade”.
ENTENDA O CASO
Na última sexta-feira, 14, foi publicado no Jornal Oficial de Mossoró (JOM) o acordo entre a Prefeitura e os taxistas intermunicipais para o embarque e desembarque de passageiros oriundos de outros municípios.
No documento consta que o desembarque dos passageiros está livre, podendo ser feito no local desejado, como Centro, escolas, hospital, entre outros e o aumento no número de pontos de apoio de dois para quatro, acordado no encontro.
Sobre os pontos de apoio fica estabelecido que os passageiros vindos dos municípios de Apodi , Baraúnas e Russas, Limoeiro, Tabuleiro e Quixeré, ambos do Ceará, terá como ponto de apoio o terminal A, localizado em frente ao aeroporto, na Avenida Felipe Camarão, bairro Aeroporto.
O ponto B permanece no Parque Armando Buá, na Ufersa, e ficará destinado a receber os veículos oriundos das cidades: Assú, Ipanguaçú, Upanema, Natal, Macau, Santana do Mato, Jucurutu, Angicos, Serra do Mel, Carnaúbais, Itajá, Porto do Mangue, Areia Branca, Alto do Rodrigues, Caicó, São Miguel, Santa do Matos, Paraú, Fernando Pedrosa, Triunfo Potiguar.
Os outros dois pontos de embarque discutidos na reunião também já são conhecidos. O ponto C situado nas proximidades do Mercado Público do Bom Jardim, localizado na Rua Afonso Pena com Nilo Peçanha neste município ficará destinado a receber os veículos oriundos das cidades: Icapui-Ce, Tibau-RN, Grossos-RN, Maisa-RN, Lagoinha-RN.
Já o Ponto D situado nas proximidades da Churrascaria BH, localizado na Avenida Alberto Maranhão neste município ficará destinado a receber os veículos oriundos das cidades: Felipe Guerra – RN, Almino Afonso – RN, Alxandria – RN, Antonio Martins – RN, Brejo da Cruz – PB, Belém do Brejo da Cruz – PB, Caraubas – RN, Catolé do Rocha – RN, Campo Grande – RN, Doutor Severiano – RN, Frutuoso Gomes – RN, Governador Dix-Sept Rosado – RN, Itau – RN, Janduiz – Rn, João Dias – RN, Jucuri – RN, Luiz Gomes – RN, Lucrécia – RN, Major Sales – RN, Marcelino Vieira – RN, Martins – RN, Messias Targino – RN, Olho d’água dos Borges – RN, Pau dos Ferros – RN, Patu – RN, Pilões – RN, Porto Alegre – RN, Pombal – RN, Rafael Godeiro – RN, Riacho da Cruz, Riacho de Santana – RN, Rodolfo Fernandes – RN, São Miguel – RN, Serrinha dos Pintos – RN, São Bento – PB, Souza – PB, Tabuleiro Grande – RN, Tenente Ananias – RN, Umarizal – RN, Venha Ver - RN.
Vale salientar que os taxistas intermunicipais destas cidades não poderão captar passageiros, efetuar embarque de passageiros nem promover ponto de estocagem fora dos estabelecidos dessa portaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário