foto: Sérgio Levy P. Silva
Em sua participação no Congresso para a Geração de Energia & Negócios no Nordeste (COGENN 2009), que está sendo realizado em Natal, o deputado federal Betinho Rosado (DEM) distinguiu a região pela riqueza e variedade de seus recursos energéticos.
Citou as boas reservas provadas de gás natural e petróleo, bem como a expressiva produção de gás natural, a qual correspondeu a 29% da produção do Brasil em 2007. No setor elétrico, Betinho lembrou que a região responde, atualmente, por 23,6% da capacidade de geração de energia elétrica instalada. Disse ainda, em relação à diversificação da matriz energética, que foram implantadas usinas termelétricas a biomassa e intensificou-se o aproveitamento da energia eólica. "Hoje, já existem 24 usinas eólicas em operação na região, distribuídas nos Estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, sendo a potência total dessas usinas de aproximadamente 275MW", descreveu.
Por fim, mostrou o grande potencial para produção de energia solar na região, indicando o seu elevado nível de insolação como fator que se tornará importante fonte de energia e renda para os seus habitantes. Para Betinho, o papel da Região Nordeste no cenário energético já é relevante no presente e deverá ganhar importância no futuro. Para tanto, bastam ajustes no marco legal referente à geração e contratação de energia e a concessão de incentivos fiscais.
“Feito isso, podem os senhores e senhoras estar certos de que alcançaremos não apenas maior desenvolvimento na Região Nordeste, mas também maior participação das energias renováveis em nossa matriz energética", finalizou Betinho.
Texto de Sérgio Levy P. Silva
Assessor de parlamentar
Muito interessante!
ResponderExcluirRealmente é bom divulgar notícias como essas que desmistificam que o nordeste 'inteiro' só tem pobreza.
Gostei do blog!
Abraço
Fábio.