A imagem da semana vem da cidade de Patu que fica cerca de 300Km distante de Natal e 116km de Mossoró que na data de hoje 25 de setembro está comemorando emancipação política. Em 1890 desmembrou-se de Martins e o nome Patu significa “terra alta” na língua tupi. Alguns dos seus distritos foram desmembrados ao logo do tempo como Almino Afonso, Messias Targino, Olho d'Água dos Borges e Rafael Godeiro.
O município é considerado um dos melhores lugares do mundo par vôo de assa delta ou parapente (paraglider), mantendo os recordes de distâncias solo declarada, duplo declarada e duplo livre.
História
Os primeiros habitantes da terra foram os índios Cariris, depois os colonos criadores de gado, por volta do Século XVIII e do Século XIX. Houve um povoamento muito lento, os primeiros povoadores vieram de Apodi, entre eles o Padre Francisco Pinto de Araújo, o Coronel Antônio de Lima, Abreu Pereira, e os capitães Leandro Saraiva de Moura e Geraldo Saraiva de Moura. Algumas das primeiras casas do povoado ainda existem.
Geraldo Saraiva de Moura instalou sua casa da fazenda no pé da Serra de Patu. Em 7 de julho de 1777, ele foi escolhido para ser o administrador do patrimônio de Nossa Senhora das Dores; nesta data, ele recebeu a primeira escritura de doação do capitão Inácio de Azevedo Falcão, medindo 40x80 braças — iniciava-se assim a formação do referido patrimônio. Com o passar dos tempos o povoado foi crescendo com o nome de "Patu de Dentro", e em 1852 foi aprovada a sua fundação pelo Governador da Província, o Dr. José Joaquim da Cunha, com o nome de "Distrito de Paz de Patu", pela Resolução nº. 250, de 23 de março de 1852, sendo subordinado à cidade da Imperatriz, hoje Martins.
Ainda hoje, Patu é uma cidade pólo, de atração comercial onde os municípios circunvizinhos se abastecem. Após os desmembramentos sofridos, Patu ficou com uma área pequena de apenas 369 Km2, porém de terras férteis e produtivas.
Ainda hoje, Patu é uma cidade pólo, de atração comercial onde os municípios circunvizinhos se abastecem. Após os desmembramentos sofridos, Patu ficou com uma área pequena de apenas 369 km², porém de terras férteis e produtivas. Patu tem grandes atrações turísticas: Serra de Patu, Santuário do Lima (Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis) e a Rampa de Vôo Livre, dentre outros.
Parabéns ao município de Patu pela data importante e que os governantes cuidem bem desse patrimônio povo que lá reside, com saúde, educação e segurança, coisas primordiais para o seu crescimento e desenvolvimento.
Do editor com informações do wikimapia: www.wikimapia.org.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário