O agente municipal de trânsito Astério Antônio da Silva, 25, que foi flagrado por câmeras de TV cobrando propina a um motoqueiro no centro de Mossoró responderá inquérito administrativo para apuração das denúncias divulgadas ontem pela TV Mossoró. O funcionário público municipal foi filmado cobrando dinheiro para não expedir uma notificação de multa de um motociclista que trafegava sem a viseira de seu capacete.
A abertura do inquérito foi determinada pela prefeita Fafá Rosado, após tomar conhecimento da divulgação das imagens, exibidas ontem durante toda a programação da TV Mossoró. A denúncia veio a público numa reportagem divulgada ontem pela TV Mossoró, citando o agente de trânsito Astério Antônio da Silva, 25, que teria cobrado R$ 50,00 para não aplicar uma multa em um veículo infrator abordado pelo agente. A reportagem traz gravações em áudio e em vídeo da abordagem do agente ao motociclista.
Tão logo tomou conhecimento do assunto, a prefeita ligou para o procurador do município, Anselmo Carvalho e para o secretário de Defesa Social, Álber Nóbrega, determinando a adoção das medidas legais para apuração do fato. Conforme orientação da Procuradoria do município, o agente foi imediatamente afastado das funções externas e transferido para atividades administrativas internas até que o inquérito seja concluído.
"Os agentes de trânsito já prestam e ainda prestarão um grande serviço à nossa cidade, precisamos entender que foi um fato isolado, que ainda vai ser apurado na forma da lei, e que os agentes de trânsito, enquanto categoria, merece o respeito de todos", justificou a prefeita Fafá Rosado. Os agentes de trânsito de Mossoró entraram em atividade em julho do ano passado, com o processo de municipalização do trânsito. Eles prestaram concurso público, passaram por treinamento específico para a função e estão cumprindo a fase de estágio probatório.
Da Gazeta do Oeste
Nota do Blog: A população já não estava gostando das atitudes autoritárias de alguns agentes e imagine agora que toda a cidade viu ontem na TV Mossoró, um agente cobrando insistentemente dinheiro de um cidadão de bem, isso não é caso isolado, em outras repartições existe esse tipo de crime, só falta provas concretas, como no caso do agente de transito, mais conhecido como “amarelinhos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário