Termina na próxima sexta-feira, 31, o prazo de atualização cadastral do programa Bolsa Família, do Governo Federal. Todos os anos, os beneficiários do programa precisam se apresentar para atualizar as informações cadastrais. Quem está a dois anos sem fazer a atualização teve o benefício bloqueado e caso não regularize a situação até a próxima sexta-feira, terá o benefício cancelado. Em Mossoró, 4.882 pessoas tiveram o benefício bloqueado em 31 de outubro por falta de atualização dos dados cadastrais. Dessas, apenas 2.954 compareceram à Gerência Executiva de Desenvolvimento Social do município para atualizar as informações e o restante, 1.982 beneficiários, precisam se apressar pois o prazo não será prorrogado. Depois disso, o benefício será cancelado.
Desde o início do ano, o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), está realizando um chamamento dos beneficiários que estão a mais de dois anos sem fazer o recadastramento para regularizar a situação, no entanto, grande parte ainda não compareceu ao setor responsável para atualizar os dados cadastrais. O Ministério lembra que mesmo os beneficiários que não foram convocados, e que não compareceram nos últimos dois anos para atualizar os dados, precisam procurar regularizar a situação, como informa o Coordenador do Cadastro Único e Bolsa Família em Mossoró, Marques Júnior. "Quem não foi convocado também precisa apresentar a documentação para poder continuar recebendo o benefício. Depois dessa data, essas quase duas mil pessoas poderão perder seus benefícios e depois não terão como recuperar", informa.
Para realizar a atualização de dados são solicitados os seguintes documentos: carteira profissional (para maiores de 18 anos), comprovante de residência atualizado, CPF, RG, declaração da escola dos filhos de 6 a 17 anos e declaração da unidade básica de saúde da família para crianças de 0 a 6 anos.
O recadastramento está sendo realizado na Gerência de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Mossoró, que fica localizada no Centro Administrativo da Cidadania. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h. No entanto, como sexta-feira é o último dia do ano, é preciso que o beneficiário fique atento ao horário especial de funcionamento, que ainda deverá ser decretado pela Prefeitura de Mossoró.
O Bolsa Família consiste na transferência direta de renda para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. O programa atende mais de 12 milhões ode famílias em todo território nacional, e estudos diversos o apontam como agente direto na redução da miséria e das desigualdades sociais.
Fonte: Correio da Tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário