terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Começa estação mais quente do ano

Teve início hoje, oficialmente, o verão 2010-2011. A estação mais quente do ano prossegue até o dia 22 de março, e a previsão é de que as temperaturas no Rio Grande do Norte fiquem em torno da mínima de 23 graus e a máxima de 35 graus. Com as altas temperaturas, é comum que as pessoas procurem opções para suportar o calor, mas é necessário cuidados para evitar desidratações e outros problemas de saúde.

As estações mais quentes causam mudanças no comportamento das pessoas. A busca pela melhora da forma física e a alteração nos hábitos alimentares são comuns nesta época do ano, com a chegada do verão. Neste calor, não podemos descuidar da alimentação, que requer cuidados essenciais para nos sentirmos mais dispostos, mantendo a forma com saúde.

Algumas pessoas podem se sentir mais indispostas para comer, no verão, devido à própria temperatura. Essa indisposição pode vir também por alimentação inadequada, que seria ficar sem se alimentar por muitas horas, pular o café da manhã, ingerir alimentos pesados e gordurosos e esquecer de se hidratar durante todo o dia.

A nutricionista Lúcia Bessa alerta para a importância da alimentação e hidratação nesse período. Segundo ela, por se tratar de uma época de férias, nesse período, as pessoas se preocupam muito com a diversão e esquecem a saúde. "O verão requer uma hidratação maior devido à grande perda de água e sódio através do suor. Para repor, é preciso muita água, no mínimo dois litros por dia, chá e sucos naturais. Outra grande arma contra a desidratação é a água de coco, um isotônico natural que é saboroso e muito acessível na nossa região. Mas é preciso cautela, porque água de coco em excesso, por ter muito sódio, também não é bom para a saúde", explica a nutricionista.

Além da hidratação, é preciso muito cuidado com a alimentação. Por ser uma estação onde as pessoas se dirigem às praias e querem apresentar um corpo em forma, é comum as pessoas recorrerem às dietas milagrosas, principalmente devido aos excessos das confraternizações de fim de ano. A nutricionista também chama a atenção para os cuidados com a alimentação. "O ideal é procurar se alimentar de comidas leves, como carnes magras, legumes, saladas de verduras e frutas. Também não é interessante pular refeições, já que muitas vezes as pessoas esquecem do horário e quando vão repor, acabam comendo pelas duas refeições. Também é importante evitar sanduíches gordurosos, molhos e maioneses. Muito cuidado também com a procedência dos alimentos, principalmente com os que são vendidos na praia por ambulantes, pois o risco de infecção é muito maior", explica Lúcia Bessa, chamando a atenção também para a refrigeração de produtos a base de leite e frutos do mar.

A nutricionista recomenda ainda um cuidado maior no verão com a hidratação das crianças e idosos. "Deve-se oferecer água em pequenos volumes, fresca, em uma temperatura agradável, mesmo que a criança não peça. Pelo menos uns 4 copos de água por dia. E tente fazer com que ela consuma sucos naturais no lugar de refrigerantes", explica.

Além da alimentação, é preciso tomar cuidados também com a proteção solar.

Fonte: Correio da Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário