quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Curiosidades de Natal: Árvore, presentes, presépio. Conheça o significado


Árvore - A tradição da Árvore de Natal é de origem germânica. S. Bonifácio (século VIII) adotou-a para substituir os sacrifícios do carvalho sagrado ao deus pagão Odin.


O Santo impôs o costume de se oferecer uma árvore ao Deus Menino. Utiliza-se o pinheiro e o abeto. A escolha destas árvores tem uma explicação.


Sendo árvores de folha perene, simbolizam a vida eterna que é um dom de Jesus ressuscitado.


A cor verde de suas folhas é um sinal de esperança. Utiliza-se também o azevinho. Esta planta era para os romanos símbolo de paz e felicidade.



Presépio - Reproduz o nascimento de Jesus. O primeiro a armar um presépio foi São Francisco do Assis, em 1223. As ordens religiosas se incumbiram de divulgar o presépio. A aristocracia investiu em montagens grandiosas e o povo assumiu a tarefa de continuar com o ritual.




Presentes - Quando gostamos de uma pessoa, damos-lhe presentes. No Natal, damos presentes às pessoas para manifestar o nosso amor por elas, pois Jesus veio anunciar a fraternidade. A data da oferta dos presentes não é a mesma em todos os países. Na Espanha, por exemplo, são entregues no dia 6 de Janeiro, simbolizando, sobretudo, as prendas que os Reis Magos deram ao Menino. Em alguns países, a entrega dos presentes continua a ser no dia de São Nicolau, em 6 de Dezembro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário