segunda-feira, 14 de março de 2011

Adultos hiperativos são mais criativos

O déficit de atenção e hiperatividade (DHDA) pode trazer problemas para a vida prática do adulto – como trazer dificuldades para controlar as finanças e distrações no trabalho – mas pode também fazer com que a pessoa seja mais criativa.

Pesquisadores da Eckerd College em São Petesburgo (Rússia) e da Universidade de Michigan (EUA) analisaram 60 universitários, sendo que metade deles tinham DHDA. Os participantes fizeram testes que mediram os seus níveis de criatividade em 10 áreas diferentes. Os resultados mostraram que os hiperativos tiveram notas mais altas nesses testes e mostraram gostar mais de criar idéias do que os participantes que não eram hiperativos, que preferiam refinar e esclarecer informações.

Holly White, co-autora do estudo, afirma que “pela mesma razão que a DHDA pode criar problemas, como a distração, ela pode também permitir uma abertura a novas idéias. Não estar completamente concentrado em uma tarefa permite que a mente faça associações que poderiam não ter acontecido de outra forma”.

O estudo foi publicado em Journal of Personality and Individual Differences

Nenhum comentário:

Postar um comentário