segunda-feira, 28 de março de 2011

Estoque de sangue do Hemocentro Mossoró chega a nível crítico


O de­par­ta­men­to de ser­vi­ço so­cial do He­mo­cen­tro de Mos­so­ró in­for­ma a ne­ces­si­da­de ur­gen­te de doa­ções de san­gue do tipo O e fator RH ne­ga­ti­vo. O órgão res­sal­ta que pre­ci­sa da par­ti­ci­pa­ção dos an­ti­gos doa­do­res e dos novos co­la­bo­ra­do­res para con­ti­nuar aten­den­do a de­man­da de bol­sas para os hos­pi­tais no mu­ni­cí­pio.

De acor­do com a as­sis­ten­te so­cial do órgão, Re­gi­na Melo, a si­tua­ção é bas­tan­te crí­ti­ca e preo­cu­pan­te. "Já es­ta­mos li­gan­do para a lista de doa­do­res para ver se mu­da­mos esse qua­dro, mas a pro­cu­ra ainda está muito lenta e a ne­ces­si­da­de de san­gue muito alta. É pre­ci­so que toda so­cie­da­de par­ti­ci­pe desse mo­men­to tão di­fí­cil do he­mo­cen­tro", re­ve­lou.

Desde o iní­cio do ano o es­to­que de san­gue do he­mo­cen­tro está em baixa. "Fi­ze­mos al­gu­mas via­gens e logo após o car­na­val o es­to­que me­lho­rou um pouco, mas agora vol­ta­mos a uma si­tua­ção bas­tan­te preo­cu­pan­te. Pre­ci­sa­mos muito que a so­cie­da­de se or­ga­ni­ze e que aten­da ao nosso cha­ma­do para que pos­sa­mos su­prir as ne­ces­si­da­des dos hos­pi­tais, prin­ci­pal­men­te para as ci­rur­gias car­día­cas e on­co­ló­gi­cas", in­for­mou.

Para doar san­gue a pes­soa deve aten­der al­guns cri­té­rios pre­co­ni­za­dos pelo Mi­nis­té­rio da Saúde (MS). Sendo assim, estão aptas para doar san­gue, as pes­soas com mais de 18 anos e com peso su­pe­rior a 50kg, desde que es­te­jam, so­bre­tu­do, com bom es­ta­do de saúde. É pre­ci­so tam­bém levar um do­cu­men­to de iden­ti­fi­ca­ção ofi­cial com foto. Porém, o He­mo­cen­tro lem­bra que não se pode doar san­gue es­tan­do em jejum.

O doa­dor além de fazer todos os exa­mes de san­gue pe­rio­di­ca­men­te, fica isen­to de pagar taxas de con­cur­so pú­bli­co, entre ou­tros be­ne­fí­cios. Já para quem re­ce­be o san­gue doado pode ser o di­vi­sor entre a vida e a morte.

Os in­te­res­sa­dos podem se di­ri­gir à sede do He­mo­cen­tro, lo­ca­li­za­da ao lado do Hos­pi­tal Re­gio­nal Tar­cí­sio Maia (HRTM), de se­gun­da a sexta-feira, das 7h às 18h. Aos sá­ba­do a co­le­ta de doa­ções segue até 12h. 
 
Já a uni­da­de móvel fun­cio­na em fren­te à Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Mos­so­ró (CMM), das 7h às 17h.
 
Fonte:Correio da Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário