terça-feira, 15 de março de 2011

Estudante de Jardim do Seridó é único aprovado do Nordeste para estudar medicina na Rússia

O estudante potiguar Jhonatan Jhones dos Santos Ramos, 22 anos vai estudar na Universidade Médica de Kursk, cidade localizada a 500 quilômetros de Moscou, capital da Rússia. Ele já viajou rumo à Kursk, onde passará seis anos de sua vida dedicando-se à graduação na área médica. A família apóia a decisão do rapaz e o encoraja, vendo nessa oportunidade a chance de um futuro promissor para o jovem potiguar, único do Nordeste a conseguir aprovação em meio às 40 vagas oferecidas. Natural de Jardim do Seridó, no interior do Rio Grande do Norte, Jhonatan sempre sonhou fazer medicina e não desistiu até ver o seu sonho tornado realidade. "É um desafio, porque as dificuldades começarão a partir de agora. Já passei um tempo fora do país, em Hannover, na Alemanha, mas foi apenas por 10 meses. Seis anos é outra história", contou Jhonatan. 

Segundo ele, a sua dedicação pelos estudos para passar no vestibular de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o qual concorreu duas vezes sem aprovação, gerou nele uma paixão pela Física, que cursou na própria UFRN e no antigo Cefet, mas que abandonou por não querer exercer a profissão. Muito estudioso, Jhonatan sabe falar inglês e alemão fluente, e recentemente se empenhava em aprender esperanto. Foi estudando e pesquisando na internet que o estudante descobriu a página da Aliança Russa, onde estavam as informações sobre o concurso da Universidade de Kursk para vagas de Medicina. 

"Eu vi ali a minha chance. Arrisquei, enviei meu currículo, meu histórico escolar, fui entrevistado por telefone, e garanti na minha fluência da língua inglesa. Essa fusão das habilidades possibilitou que eu fosse aprovado", disse o estudante. Pelo fato de tratar-se de uma cidade universitária, Jhonatan acredita que não terá problemas quanto a uma possível rejeição em Kursk. Segundo ele, o investimento de 800 dólares anuais vale a pena, uma vez que a Universidade de Kursk contribui com as necessidades dos alunos, como alojamento e alimentação.

Fonte:Marcos Dantas  

Nenhum comentário:

Postar um comentário