sexta-feira, 25 de março de 2011

Uern abre inscrições para oitava edição do Festuern e apresenta novidades para o evento

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) dá sua contribuição para levantar as artes cênicas do Estado. Para isso, realiza este ano a oitava edição do Festival de Teatro da Uern (Festuern), tido como um dos maiores em terra potiguar. 

As inscrições já estão abertas e duram até o dia 29 de abril. O cadastro pode ser feito pela internet, pelo endereço virtual www.uern.br/festuern, ou pessoalmente na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), situada no campus central da Universidade. Pode-se ainda usar o fax 3315-2182.    

O Festuern ocorrerá entre os dias 16 e 23 de outubro no Teatro Municipal Dix-huit Rosado e tem como tema central "Cinema: a arte de reciclar ideias".
 
Este ano, a organização promete várias novidades. Uma delas é uma maior inclusão das escolas, em que se pretende selecionar os espetáculos para o festival por uma apresentação preliminar do grupo teatral na própria instituição de ensino, o que inclui as que não foram selecionadas. Para incentivar ainda mais os alunos, serão promovidas também oficinas artístico-culturais. 

Também será lançado o "Circuito Festuern", que premiará as cinco melhores apresentações do festival com uma pequena turnê de apresentações em várias escolas do Estado. A finalidade é estimular a formação de um calendário cultural nas próprias escolas.

Todas as informações sobre a inscrição, o regulamento de participação e outras referentes ao festival podem ser obtidas no referido site ou através dos telefones: 3316-2868 e 3315-2126 ou dos e-mails: assessoria.proex@uern. e festuern2011@gmail.com

As escolas da rede pública de ensino do RN poderão participar, bem como Instituições de Ensino Superior. Para o primeiro grupo, há 30 vagas; o segundo tem seis.   


A Proex considera o Festuern como o maior evento da Uern e o maior festival de teatro do Estado. Nas últimas edições, a média de público foi recorde: mais de 60 mil pessoas e 190 escolas participando. São dois os principais objetivos: arte e educação. 

A partir destes, planeja-se a criação de grupos teatrais permanentes nas escolas públicas potiguares, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural da sociedade.

Fonte:Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário