quinta-feira, 23 de junho de 2011

Categorias grevistas da Uern promovem assembleia unificada e avaliam movimento

                                               Assembleia na reitoria

Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern), o Sindicato dos Técnico-Administrativos da Uern (Sintauern) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Uern realizou ontem, 22, uma assembleia unificada entre as categorias nas dependências da Reitoria da Uern.
 
As três categorias anunciaram manifestações no edifício Epílogo de Campos e na Reitoria com o objetivo de mobilizar os servidores lotados nessas unidades para participar das atividades articuladas pelos segmentos. Entretanto, segundo os grevistas, o reitor Milton Marques suspendeu o expediente das referidas repartições e os servidores retomam atividades na segunda-feira, 27. Já a Reitoria da Uern reforçou a segurança do prédio para evitar uma possível ocupação dos grevistas.
 
Durante a assembleia, o professor Flaubert Torquato informou os recentes encaminhamentos da Aduern. Segundo ele, a comissão de deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL/RN), que intermediará a negociações com o governo, solicitou que as categorias grevistas refizessem as pautas de reivindicações.
 
"Apresentamos a mesma pauta de reivindicações com as mesmas proposições iniciais, acrescentamos inclusive mais cinco pontos. Entre eles o descontingenciamento dos recursos da Uern. Protocolamos a mesma proposta devido não sermos uma direção unilateral e precisaríamos consultar os professores", justifica o presidente da Aduern, acrescentando que as negociações diretamente com o Governo do Estado não avançaram.
 
O presidente do DCE/ Uern, Petrônio Andrade, enfatiza que a ocupação da 12ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Esporte (Dired) completa sete dias hoje. "Na audiência que tivemos esta semana, o governo reuniu toda sua tropa de choque para dizer que não iria negociar. Analisamos o posicionamento do Estado e enviamos um documento ao secretário Paulo de Tarso informando que o funcionamento da 12ª Dired foi interrompido a partir de hoje (ontem). Radicalizamos em virtude da falta de diálogo", revela.
 
A presidenta do Sintauern, Rita de Cássia, comemorou o número de servidores que aderiram à greve. "Visitamos todos os campi da Uern e ficamos muito felizes, pois todos estão parados. O movimento está forte e unido, não vamos recuar. 

Existe uma parceria e iremos seguir juntos. Mas é preciso que haja um canal de diálogo com o governo", destaca Rita de Cássia.
 
Na assembleia, a professora Telma Gurgel avaliou como truculenta a política do Governo do Estado. "Rosalba não teve coragem de mostrar a cara, se esconde atrás dos secretários. 

Dinheiro não falta para atender as reivindicações, o que falta é vontade política", enfatiza a grevista. 

PROGRAMAÇÃO
 
Os sindicalistas anunciaram a programação de atividades para os próximos dias. No sábado será realizado o protesto "Pingo da Mei Dia", em frente à Dired. Na segunda-feira, os servidores farão uma audiência na Reitoria. No dia seguinte haverá um debate na Faculdade de Medicina sobre a autonomia financeira da Uern.

Fonte e foto: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário