quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cerca de 80% dos selecionados não efetuaram matrícula



Os estudantes aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) tinham até anteontem, terça-feira, para efetuar as matrículas. No próximo sábado, será divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) a segunda chamada do processo seletivo.
 
A atenção deve ser redobrada porque são muitas as vagas disponíveis na Ufersa para a segunda chamada. É que 77% das vagas não foram preenchidas. Das 1.015 disponibilizadas, apenas 229 tiveram as matrículas concretizadas.
 
O pró-reitor de Graduação, professor Arimatea Matos, informa que o curso que obteve o maior número de matrículas foi o bacharelado em Ciência e Tecnologia, noturno, do campus da Ufersa de Angicos, com o percentual de 48% das vagas preenchidas. Nos campi de Mossoró e Caraúbas, o mesmo curso também no turno noturno obteve percentual de 34%.
 
As matrículas da segunda chamada ocorrerão dias 5 e 6, terça e quarta-feira. Após esse período, o sistema do SiSU gera uma lista de espera disponível para as instituições selecionarem os candidatos para as vagas remanescentes.
 
Podem entrar na lista os estudantes que não foram selecionados em nenhuma das opções escolhidas nas duas primeiras chamadas. Os interessados deverão fazer as inscrição no próprio sistema, entre os dias 2 e 7 de julho.
 
Para realizarem as matrículas, os novos alunos da Ufersa devem apresentar, nos campi onde foram aprovados, a cópia e original do RG, CPF, certidão de nascimento, ou casamento, Certificado de Alistamento Militar (para os candidatos do sexo masculino); documento original do Histórico Escolar e mais duas fotos 3x4, iguais e recentes. O horário de atendimento aos novos estudantes é das 7h30h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. 

Seleção é feita com base no desempenho do Enem

O Sistema de Seleção Unificado (SiSU) é o mecanismo gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam candidatos pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
 
O processo seletivo do SiSU 2º/2011 seleciona candidatos para ingresso em cursos com início no segundo semestre de 2011. A Ufersa disponibiliza 665 vagas em Mossoró, 200 no campus de Angicos e no 150 no de Caraúbas.
 
Dos cerca de 20% dos aprovados que fizeram a matrícula da primeira chamada para os cursos do Campus Central, estava 

Higina Moreira, oriunda de Fortaleza, e que já possui graduação e mestrado em Fisioterapia e tinha sido aprovada no primeiro semestre para o curso de Medicina Veterinária da Ufersa, mas por causa do trabalho não pôde se matricular.
 
Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário