Os trabalhadores que possuem conta na Caixa Econômica Federal já receberam o abono salarial referente ao Programa de Integração Social (PIS) e ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (Pasep). Em Mossoró, cerca de 11 mil trabalhadores, 40% do total de 27 mil pessoas que têm direito ao benefício, sacaram o valor correspondente a um salário mínimo, depositado pela Caixa desde o dia 20 de julho.
De acordo com o gerente regional da Caixa em Mossoró, Aldemir de Sousa, a antecipação do pagamento foi uma decisão do banco em conjunto com o Ministério do Trabalho. "Qualquer trabalhador que possua conta na Caixa, seja poupança ou corrente, recebe o benefício antecipado, que é uma forma de aumentar o meio circulante, e efetuar o pagamento sem atropelo, sem a necessidade de todo mundo se dirigir a uma agência para sacar o abono", afirma.
Aldemir de Sousa explica ainda que as empresas que queiram realizar o pagamento com antecedência podem estabelecer um convênio com a Caixa. "Quando o trabalhador for sacar seu salário, o PIS/Pasep também estará disponível. Dessa forma, o impacto é reduzido, pois facilita o pagamento", diz.
Os demais beneficiados recebem o abono de acordo com suas datas de nascimentos. Os nascidos em julho poderão sacar os valores a partir de 11 de agosto. Nascidos em agosto recebem em 17/8; setembro: 24/8; outubro, 14/9; novembro: 21/9; dezembro: 28/9; janeiro: 18/10 e fevereiro: 20/10. O benefício será pago até 29/6/2012.
Tem direito ao PIS/Pasep quem trabalhou pelo menos 30 dias em 2010 e recebeu, em média, até dois salários mínimos. No Rio Grande do Norte, um total de 236 mil pessoas são contempladas com o benefício.
No último calendário de pagamento (2010/2011), mais de 18 milhões de trabalhadores em todo o Brasil foram identificados como beneficiários. O Ministério do Trabalho estima que 20 milhões de pessoas tenham direito ao abono salarial. O valor total dos benefícios pode chegar a R$ 10,9 bilhões.
Fonte: Jornal O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário