terça-feira, 9 de agosto de 2011

Feira do Livro deverá reunir mais de 60 mil pessoas

feira_do_livro_2011





A  Estação das Artes Elizeu Ventania sediará a partir de hoje, 9, a sétima edição da Feira do Livro de Mossoró, com expectativa de reunir mais de 60 mil pessoas nos seis dias de programação do evento.

Segundo o coordenador Rilder Medeiros, a partir das 16h será aberto ao público o pavilhão de exposição da VII Feira do Livro de Mossoró. A solenidade de abertura oficial do evento ocorrerá às 19h e vai contar com a participação da Orquestra Sanfônica.

Na primeira noite, a Feira do Livro traz o cantor e escritor Lobão para fazer uma explanação sobre o seu trabalho. A apresentação será no Circo da Luz. Na ocasião, haverá bate-papo entre ele e o jornalista Tobias Queiroz sobre a autobiografia do cantor, intitulada "50 anos a mil".

A estrutura da Feira do Livro conta com pavilhão climatizado, com 1.500 metros quadrados, o maior espaço do evento. Neste ano, a Feira conta com a participação de mais de 200 escolas das redes pública e privada. Além de empresas e livrarias que estarão com estandes para somar às atividades da Feira.

De acordo com Ieda Araújo, gerente executiva da Educação, desde que a estrutura da Feira do Livro passou a ser climatizada o público aumentou. "Na edição do ano passado tivemos a participação de 60 mil pessoas e este ano esperamos um público superior devido ao crescimento do número de leitores da cidade. Além disso, as atividades da programação da Feira do Livro, ou seja, as oficinas, palestras e lançamentos de livros nos 40 estandes têm atraído a população", destaca a gerente.

Para fomentar a leitura junto aos estudantes da rede municipal de ensino, a Gerência Executiva da Educação irá mais uma vez adquirir obras literárias para as bibliotecas escolares. "Anualmente, a Prefeitura Municipal de Mossoró concede recursos para as escolas e para os professores comprarem livros e ampliarem os acervos das instituições de ensino. Neste ano, o investimento é de R$ 210 mil", ressalta Ieda Araújo.

A Feira tem uma vasta programação cultural, com apresentações de dança, teatro e musicais. Os artistas vão poder mostrar o seu talento durante a Feira. Lançamentos de livros, workshops, palestras, oficinas pedagógicas e apresentação de trabalhos no palco do Circo da Luz.

Entre as personalidades que participarão da Feira estão: Antônio Penteado, presidente da Academia Paulista de Letras; frade dominicano e escritor Frei Betto, autor de 53 livros; o escritor Luciano Pontes e o fotógrafo Marcio Scavone. O evento conta ainda com os escritores potiguares Moacyr Cirne, Vicente Serejo, Tarcísio Gurgel e Cid Augusto, mais as poetas Marize Castro e Diva Cunha. A programação completa poderá ser conferida no site: www.feiradolivrodemossoro.com 

Escritora Fernanda Vidal lançará obra no primeiro dia de evento

A escritora Fernanda Vidal, lança, hoje, dentro da programação da VIII edição da Feira do Livro de Mossoró, o livro Maria do Mato.

O livro já havia sido lançado em março deste ano, na livraria Siciliano, e agora poderá ser adquirido dentro do evento literário que será realizado entre os dias 9 e 14 de agosto, em estrutura montada na Estação das Artes Elizeu Ventania.

De acordo com a escritora Fernanda Vidal, a obra será disponibilizada no estande do "Senhor Livro", e custará R$ 100.

Segundo a escritora, a ideia de escrever o romance nasceu em Tibau. Agora, Fernanda Vidal está trabalhando na ideia de outro romance, o seu vigésimo, inspirado na lenda da Comadre Florzinha, no interior de Pernambuco.

O romance Maria do Mato conta a história de Rafaela, uma moça valente, filha de pescador, criada à beira-mar e que se transforma em uma harpia. A história se desenvolve a partir do encontro entre a heroína e um rapaz chamado Dias, por quem ela se apaixona.

Fonte e foto: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário