Garibaldi Filho destaca o trabalho de Aluízio Alves para elaborar a Lei Orgânica de Previdência (Foto: Adriano Abreu)
Nascido há 90 anos em Angicos, cidade da região central do Rio Grande do Norte, a 190 km de Natal, Aluízio Alves é memória viva na cidade. Prova disso foi a solenidade de inauguração da nova agência da Previdência Social, em Angicos, que se transformou em uma grande homenagem.
Muitos fizeram questão de vestir o verde, marca registrada da "bandeira da esperança", erguida nos comícios de Aluízio Alves (1921-2006).
Por mais de duas horas, e sob sol forte, prefeitos de mais de 20 municípios do estado; deputados, senadores, vereadores da região, servidores do INSS e, principalmente, muitos angicanos reviveram o passado. Relembrando a história, a personalidade e a trajetória de Aluízio Alves. No palco, as autoridades se revezaram em discursos e todos, sem exceção, fizeram reverência a ele.
O ministro da Previdência Social disse que não poderia prestar maior homenagem ao tio, Aluízio Alves, do que entregar a essa nova agência do INSS em Angicos. Ontem, 11 de agosto, Aluízio completaria 90 anos. "Eu pensava que tudo já tinha sido dito sobre ele, mas não. Quando entrei na Previdência vi que precisa acrescentar mais: a Previdência que existe hoje", afirmou emocionado. Em 1946, o então deputado Aluízio Alves, encaminhou a lei orgânica que deu origem a Previdência Social.
"Hoje é dia de grandes emoções", resumiu. O ministro fez questão de lembrar a trajetória de Aluízio Alves, mas destacou que "não poderia esquecer" a memória de Expedito Alves, Jaime Batista e Zélia Alves, que foram prefeitos de Angicos.
O deputado Henrique Alves lembrou que foi Aluízio Alves que trouxe a primeira agência do INSS para Angicos e lembrou a trajetória do pai em favor dos mais pobres e desfavorecidos.
"Ele se dedicou com muito amor ao povo do Rio Grande do Norte. Sua marca maior, seu registro maior não está nas praças, ruas, nos museus que tenham o seu nome. Está na memória do povo. Não há quem não tenha eterna saudade dele", resumiu. O deputado estadual Agnelo Alves lembrou que a "singularidade de Aluízio Alves o fazia diferente".
A governadora disse inaugurar uma agência no dia de ontem, 11 de agosto, tem uma simbologia bem maior. "Esse dia é de grande homenagem a Aluzio Alves e a todos os angicanos, que como ele sempre defenderam e lutaram por essa terra, a esse povo que sempre acreditou que é possível sim fazer mudanças quando se tem no coração a luz da esperança".
A figura de Aluízio Alves, diz o pároco de Angicos, Severino Neto, "ainda é muito presente e mercante no povo angicano.
"Ele se dedicou com muito amor ao povo do Rio Grande do Norte. Sua marca maior, seu registro maior não está nas praças, ruas, nos museus que tenham o seu nome. Está na memória do povo. Não há quem não tenha eterna saudade dele", resumiu. O deputado estadual Agnelo Alves lembrou que a "singularidade de Aluízio Alves o fazia diferente".
A governadora disse inaugurar uma agência no dia de ontem, 11 de agosto, tem uma simbologia bem maior. "Esse dia é de grande homenagem a Aluzio Alves e a todos os angicanos, que como ele sempre defenderam e lutaram por essa terra, a esse povo que sempre acreditou que é possível sim fazer mudanças quando se tem no coração a luz da esperança".
A figura de Aluízio Alves, diz o pároco de Angicos, Severino Neto, "ainda é muito presente e mercante no povo angicano.
Tudo que temos foi plantado no tempo dele". Na memória do aposentado Cirilo Pereira da Silva, 74 anos, como de tantos outros angicanos, a figura de Aluízio Alves é algo muito vivo. "Foi a primeira pessoa que votei para governador e acertei porque foi um homem e um político de muita representatividade para o estado".
Para o auditor fiscal José Edeltrudes da Costa, 83 anos, Aluízio Alves é um filho que não pode ser esquecido. "Foi pela força de Aluízio que Angicos ganhou água, energia elétrica e a Telern", lembra. O prefeito de Angicos, Ronaldo de Oliveira Teixeira, disse que Aluízio ainda é um mito. "Foi um homem que sempre defendeu nossas raízes e nossas riquezas. Um homem que transformou e muito a política do Rio Grande do Norte."
Para o auditor fiscal José Edeltrudes da Costa, 83 anos, Aluízio Alves é um filho que não pode ser esquecido. "Foi pela força de Aluízio que Angicos ganhou água, energia elétrica e a Telern", lembra. O prefeito de Angicos, Ronaldo de Oliveira Teixeira, disse que Aluízio ainda é um mito. "Foi um homem que sempre defendeu nossas raízes e nossas riquezas. Um homem que transformou e muito a política do Rio Grande do Norte."
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:
Postar um comentário