Os benefícios disponibilizados pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que não forem sacados em até 60 dias, são automaticamente bloqueados pela Previdência Social.
De acordo com a chefe do setor de benefício da agência do INSS em Mossoró, Camila Sena, a medida foi adotada em virtude de que nesses casos há suspeita de óbito do beneficiário. "Após esse período, é preciso que a pessoa vá até uma das agências do Instituto, portando documento oficial com foto, para comprovar que está vivo", afirma.
Em Mossoró, de acordo com Camila Sena, os casos em que os benefícios são bloqueados por não serem sacados são raros.
"Não acontece com muita frequência. Geralmente, há situações em que o beneficiário está doente e não tem procurador, esses são mais frequentes", diz.
Camila Sena explica que algumas famílias não informam ao INSS quando o segurado falece, mas que devido a um sistema informatizado, criado em parceria com os cartórios da cidade, os óbitos são informados automaticamente ao INSS. "Todos os meses os cartórios enviam um relatório com o número de segurados que faleceram", destaca.
A chefe do setor de benefício do INSS em Mossoró conta ainda que os benefícios podem ser bloqueados por outros motivos. "Há casos de homônimos, onde os nomes dos segurados são os mesmos. E também problemas no próprio banco, que pode ser resolvido no local, sem a necessidade de deslocar até a agência do INSS", frisa, acrescentando ainda:
Camila Sena explica que algumas famílias não informam ao INSS quando o segurado falece, mas que devido a um sistema informatizado, criado em parceria com os cartórios da cidade, os óbitos são informados automaticamente ao INSS. "Todos os meses os cartórios enviam um relatório com o número de segurados que faleceram", destaca.
A chefe do setor de benefício do INSS em Mossoró conta ainda que os benefícios podem ser bloqueados por outros motivos. "Há casos de homônimos, onde os nomes dos segurados são os mesmos. E também problemas no próprio banco, que pode ser resolvido no local, sem a necessidade de deslocar até a agência do INSS", frisa, acrescentando ainda:
"Quem não conseguir sacar o benefício, a orientação é que primeiro se dirija ao atendimento do banco, evitando um transtorno ainda maior", alerta.
Fonte: Correio da Tarde
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