O reitor da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) encaminhou, na segunda-feira (3), um documento para a Secretaria de Segurança Pública do Estado pedindo reforço no policiamento nos arredores da universidade, em João Pessoa. A medida ocorreu após uma aluna de 20 anos ter sido vítima de estupro na região.
De acordo com a Delegacia da Mulher, a jovem relatou que foi abordada perto de um ponto de ônibus, por volta das 10h30 da última sexta-feira (30). Ela contou que suspeitou, inicialmente, de um assalto, e que o homem --que ela afirma nunca ter visto antes-- tinha um objeto sob a roupa que parecia uma arma.
A jovem disse que o criminoso mandou que ela desse a mão para que fingissem ser namorados. Assim, ele a levou até um matagal do outro lado da rua. Ela ainda relatou que o criminoso colocou um objeto dentro de uma mochila, mas que ela não conseguiu confirmar se era uma arma porque ele ordenou que ela não olhasse.
No documento em que o reitor pede mais policiamento da região, ele afirma que cerca de 30 mil pessoas passam diariamente no campus da UFPB, entre funcionários, estudantes e visitantes, e que ações têm preventivas têm reduzido ocorrências no interior do campus.
"Todavia, o mesmo não tem ocorrido em relação ao entorno da instituição, visto que a responsabilidade da segurança pública é de competência do governo estadual", destacou o reitor na nota.
Procurada pela reportagem, a assessoria da Secretaria de Segurança Pública da Paraíba informou que o documento encaminhado pelo reitor ainda não chegou ao secretário Cláudio Coelho Lima, mas que ele já foi informado e se colocou a disposição para discutir soluções com a universidade.
A pasta disse ainda que Lima já falou com o comando da Polícia Militar na região da universidade para que seja feito um plano para otimizar o policiamento na área.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário