segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Diocese prepara comemoração de 169 anos da Catedral de Santa Luzia

igreja_de_santa_luzia_2
Catedral de Santa Luzia

A Catedral de Santa Luzia de Mossoró completará 169 anos no próximo dia 27. E na véspera, 26, a imagem da padroeira visitará veículos de comunicação da cidade. As visitas serão encontros de orações, benções e reflexões com a presença das principais autoridades da Igreja Católica da região.

O aniversário será celebrado com missa em ação de graças, na Catedral, quando serão apresentadas as equipes que servirão na festa de Santa Luzia 2011, que será realizada de 3 a 13 de dezembro. A missa celebrará o histórico da paróquia, que se confunde com a própria história de Mossoró.

Segundo a coordenação da paróquia, esta é mais uma data marcante tanto pelo sentido histórico quanto pela missão evangelizadora nesses quase dois séculos de existência, cuja criação nasceu da necessidade de um trabalho evangelizador mais intenso, conforme o livro "Paróquia de Santa Luzia, 150 anos", do monsenhor Francisco de Sales Cavalcanti.

Na obra, o autor retrata a dificuldade da assistência religiosa em Mossoró, já que a capela de Santa Luzia pertencia à Freguesia de Apodi. O movimento se sustentou na certeza de que, se a capela fosse elevada à condição de matriz, com a criação da paróquia, Mossoró passaria a contar com a presença permanente de um padre.

Em 27 de outubro de 1842, dom Manoel Assis Mascarenhas sancionou a resolução nº 87, criando a Freguesia de Santa Luzia de Mossoró, cujo Artigo 1º determina: "Fica desmembrada da Freguesia do Apodi, e elevada à categoria de Matriz a Filial Capela de S. Luzia de Mossoró, conservando a mesma Fábrica e Guizamento que a Matriz de que é desmembrada".

A curiosidade relatada na obra é que o povoado de Santa Luzia passou a ser paróquia antes mesmo de ser município. O primeiro vigário, padre Antonio Joaquim, que pastoreou Mossoró por 51 anos, foi escolhido por concurso, ainda na condição de diácono, e ordenado padre, tomou posse em 1844.

 


Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário