terça-feira, 25 de outubro de 2011

Patos comemora 108 anos de Emancipação Política sendo a capital do sertão

Patos comemora 108 anos de Emancipação Política e nós prestamos nossa homenagem

A cidade surgiu no século XVIII, com a formação de um povoado em torno da capela de Nossa Senhora da Guia, doada em 1752 pelo fazendeiro Paulo Mendes de Figueiredo. Segundo a tradição, o nome originou-se da Lagoa dos Patos, hoje aterrada, às margens do Rio Espinharas.

Sua emancipação política deu-se a 13 de dezembro de 1832. Foi elevado de vila a categoria de cidade, através da lei n.º 200, de 24 de outubro de 1903, sendo, portanto seu aniversário comemorado nessa data.
O povoado venceu, cresceu, virou vila, e a partir de 1903 se transformou em cidade. Hoje , Patos é presença cada vez mais fundamental no desenvolvimento da Paraíba. As várias atividades do comércio e da indústria, com destaque para os setores coureiro-calçadísta e agropecuário, geram emprego, renda e significativas divisas para a economia do estado. Por isso é uma satisfação para qualquer governo, além de ser obrigação, trabalhar por um povo que enfrenta suas dificuldades com altivez e vence seus desafios com dignidade. 

Patos que já passou dos cem anos, não pára de crescer e vai pra muito mais de cem. A Morada do Sol será sempre um grande motivo de orgulho para toda a Paraíba.
Mais história sobre a cidade de Patos clique AQUI

Fonte: ExpressoPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário