quinta-feira, 6 de outubro de 2011

SUS demora mais de um mês para marcar mamografias

exame_de_mama

Durante todo este mês está acontecendo o "Outubro Rosa", período destinado à Campanha Mundial de Combate e Prevenção ao Câncer de Mama. As ações chamam a atenção da população para a importância de se prevenir. No entanto, algumas mulheres reclamam da demora para conseguir marcar a mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Na cidade o exame é realizado no Instituto de Mama, mas as pacientes da rede pública de saúde precisam procurar o centro de saúde de seu bairro, onde passarão por um médico ou assistente social, para fazer a requisição para agendar o procedimento. Só então com o exame marcado é que a paciente se dirige ao Instituto de Mama.


A dona de casa Maria Lúcia de Oliveira, moradora do Alto de São Manoel, diz que procurou o centro de saúde, mas foi informada que a assistente social só iria encaminhar os requerimentos das pacientes para marcar o exame no dia 28 deste mês, o que representa uma espera de mais de 20 dias.A equipe do jornal O Mossoroense entrou em contato com o centro de saúde e uma pessoa confirmou que a assistente social só encaminharia os requerimentos das pacientes para marcar o exame no dia 28 deste mês.


Segundo outras pacientes que conversaram com a reportagem, depois que os requerimentos são encaminhados elas ainda têm que esperar mais de uma semana para poder passar pelo exame.A equipe procurou a coordenadora do Setor de Regulação da Gerência Municipal de Saúde, Adriana Cunha, para saber o número de pacientes na fila de espera para fazer a mamografia, mas não conseguimos contato nem por telefone nem na sede do órgão. 

Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário