Filhos dos Político Mário Negócio em visita a redação do Jornal O Mossoroense
A partir de hoje, 6, a população poderá ter acesso a detalhes da história do professor, jornalista, advogado e político Mário Negócio, eternizada através do livro "Mário Negócio: 100 anos de presença. Sua história, seu tempo e sua vida". O título será lançado em sessão solene na Câmara Municipal de Mossoró (CMM), às 15h30.
Em visita à redação do jornal O Mossoroense na tarde de ontem, quatro dos noves filhos de Mário Negócio (Danilo Negócio, Mário Heitor, Mário Negócio Filho, além do autor do livro, José Nilton de Gadê Negócio) revelaram detalhes da obra, composta pela biografia do jornalista e que reflete o contexto político e histórico da época, elementos registrados a partir das mais de cem cartas trocadas entre Mário Negócio e sua esposa, Maria das Dores, no período compreendido entre os anos de 1945 e 1951.
"O livro contextualiza a época em que meu pai foi deputado constituinte e secretário-geral de Estado no governo de Dix-sept Rosado. Foi um período de muitas mudanças, de abertura política pós era Vargas", destaca José Nilton.
O processo de produção do livro durou cerca de um ano e meio, época em que as informações contidas na obra foram pesquisadas e organizadas. "A ideia de escrever sobre a história de meu pai surgiu em função das cartas. A princípio, nós queríamos fazer um vídeo, mas o período em que as correspondências foram trocadas é tão fértil, significativo e efêmero para o Rio Grande do Norte que optamos pelo livro", explica José Nilton, acrescentando: "As cartas mostram particularidades da época, há trechos significativos que traduzem a cultura do período", diz.
O livro destaca a história política de Mário Negócio, eleito deputado estadual constituinte pela legenda União Democrática Nacional (UDN), em 1946, chegando ao Poder Executivo em 1951, quando foi nomeado secretário-geral do Estado. Mas quis o destino que sua trajetória no Governo do Rio Grande do Norte fosse breve como a do então governador Dix-sept Rosado, falecendo no dia 30 de março daquele ano, durante missão oficial, em acidente de carro na cidade de Tacima, Paraíba, quando se dirigia a Recife, onde representaria o Estado em uma solenidade.
"Três meses antes de Dix-sept Rosado falecer, meu pai morria, aos 39 anos, em um acidente que vitimou mais duas pessoas. Mário Negócio era um homem exemplar, respeitado não somente por seus aliados, mas também pelos adversários. Ele foi um homem marcante", conta José Nilton.
Dividido em três capítulos (o primeiro dedicado à origem, formação e vida pública do jornalista; o segundo refletindo aspectos de sua esposa, Dorinha Negócio, e o último composto pelas cartas trocadas entre o casal), o livro apresenta ainda, em anexo, fotos e documentos marcantes da história de Mário Negócio.
Além do lançamento da obra, será realizada hoje também a noite de autógrafos do livro, a partir das 19h30, no restaurante Tenda. O título faz parte da Coleção Mossoroense, mantida pela Fundação Vingt-un Rosado.
Fonte: Jornal O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário