
A praça Bento Praxedes, popularmente conhecida como "Praça do Codó", será reinaugurada hoje. A programação composta por apresentações culturais de artistas locais e de destaque nacional será iniciada às 17h. Entretanto, em meio às melhorias realizadas pela Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) em um dos mais antigos espaços de convivência do município, existem várias polêmicas, desde impasse com um grupo de mototaxistas até investigação de possíveis irregularidades em andamento no Ministério Público.
Para o órgão, considerando o elevado valor destinado à reforma orçada em R$ 1,2 milhão, há possibilidade da modalidade de licitação realizada não ter sido a mais adequada. De acordo com o Ministério Público, há indícios de irregularidades no processo licitatório promovido pela Prefeitura, que culminou com a contratação da empresa Proel Projetos de Engenharia e Execuções para execução da reforma da praça Bento Praxedes.
A Promotoria destaca que a referida empresa foi escolhida a partir da Tomada de Preços, mas a Lei nº 8.666 estabelece a Concorrência como modalidade de licitação aplicável para contratação de grande valor.
A equipe de reportagem do jornal O Mossoroense tentou entrar em contato com o promotor Eduardo Cavalcanti, responsável pelas investigações do Inquérito Civil, objetivando indagá-lo sobre o andamento do processo de investigação. Porém, o promotor não foi encontrado na sede das Promotorias da Comarca de Mossoró e não atendeu as ligações ao telefone celular.
Outro impasse envolvendo a reforma da "Praça do Codó" consiste na ameaça de retirada do tradicional ponto de trabalho de um grupo de 12 mototaxistas. O fato é que o projeto de reforma da área de lazer não contemplou a reconstrução de uma unidade de apoio destinada aos mototaxistas que atuam no local há quase uma década.
Os profissionais contam que antes da reforma havia uma guarita, mas durante a reconstrução ela foi retirada. Porém, a placa de trânsito provando que existem 12 vagas de mototaxistas no local ainda permanece.
Logradouro oferecerá 52 vagas de estacionamento no centro da cidade
Conforme a PMM, a nova estrutura da "Praça do Codó" ocupa uma área construída de 3.567,77 m², representando um investimento da municipalidade da ordem de R$ 1.292.596,66. A praça foi construída em piso cerâmico, blocos de concreto intertravados, sinalização tátil em mosaico para facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais.
Agora a praça passa a dispor de um pórtico central e nele um relógio analógico com estrutura revestida em chapa de alumínio escovado. A fonte luminosa ocupa uma área de 210 m² revestida com pastilhas em porcelana e 116 projetores de luz subaquática, 120 bicos aspersores e sete conjuntos de motobombas. Uma passarela em concreto interligará os lados da fonte.
A nova Bento Praxedes terá um balcão de informações turísticas, abrigo e cinco vagas para táxi, 52 vagas de estacionamento de carros e uma área de 216 m² para estacionamento de motos e bicicletas. O projeto paisagístico da praça recebeu 52 mudas de espécies como Ipê, Saponara e Craibeira. Outras espécies arbóreas são remanescentes da praça antiga.
A programação de reinauguração da "Praça do Codó" terá a apresentação da Cia. Pão Doce de Teatro. Em seguida, o Grupo Cancioneiro Popular se apresenta. Às 18h, o relógio da praça terá as primeiras badaladas e fonte luminosa será acionada ao som do Coral da Petrobras. Às 18h30 a Banda de Música Artur Paraguai realiza concerto. A partir das 19h, o cantor Jeomar de Castro e convidados se apresentam. Logo em seguida ocorrerá o lançamento do programa "Mossoró Mais Verde".
Às 20h será realizada a solenidade de reinauguração da praça Bento Praxedes. Encerrando a programação ocorrem os shows da cantora Symara Tâmara e o cantor Oswaldo Montenegro.
Fonte: Jornal O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário