domingo, 11 de dezembro de 2011

Praça dos Seresteiros vira ponto de encontro de moradores de rua

praca_dos_seresteiros

Ponto de encontro de artistas mossoroenses décadas atrás, a Praça dos Seresteiros está hoje completamente abandonada. Situada no centro da cidade, às margens do rio Apodi-Mossoró, o local serve atualmente como abrigo para moradores de rua e não recebeu nenhum tipo de apoio do poder público recentemente.


Construída em um espaço estratégico, a praça, que deveria ser mais uma opção de lazer para a população mossoroense, acabou preocupando aqueles que transitam pelo local diariamente. "O abandono gera uma certa insegurança. Quando chega a noite, fica perigoso para quem trabalha próximo à praça e também para os estudantes, já que existe uma escola perto do local", destaca a discente Carla Adriane.



A Praça dos Seresteiros recebeu esse nome em homenagem a Cocota Lopes, artista mossoroense morto na década de 70, irmão dos cantores Carlos André, João Batista e Hermelinda, que formaram o conhecido "Trio Mossoró", grupo de sucesso na década de 60.



Assassinado em 1961, Cocota estava se preparando para integrar o grupo composto por seus irmãos, quando foi morto com 38 tesouradas, em Mossoró.



Passado algum tempo após a tragédia, a Praça dos Seresteiros foi construída e lá eram realizados encontros entre cantores da cidade. O local também ganhou homenagem em um dos trabalhos do Trio Mossoró, através da música "Praça dos Seresteiros", escrita em homenagem a Cocota Lopes. 
Sedetema diz que reforma do logradouro deverá ser feita em 2012
A Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedetema) anunciou, através de seu titular, Alexandre Lopes, que já existem levantamentos em execução para a reforma da praça, que deverá ser iniciada e concluída em 2012.

"Até o final do ano, esses levantamentos devem ser finalizados. Estamos com dificuldade para realizar esse trabalho, pois atualmente a secretaria só dispõe de um topógrafo, profissional responsável por essa atividade, e que está sobrecarregado", explica Alexandre Lopes.


De acordo com o secretário, como o espaço ocupado pela praça é pequeno, a reconstrução deve ocorrer rapidamente. "O local é pequeno. Quando os levantamentos forem concluídos, nossa equipe vai elaborar o projeto, depois será iniciado o processo de licitação, e na sequência as obras, que devem estar prontas já em 2012", enfatiza o representante do Poder Executivo municipal.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário