Apesar da legislação de trânsito prevê que as faixas e passagens de pedestres estejam sempre em boas condições de visibilidade, não é o que acontece em Mossoró. Em alguns trechos, a sinalização horizontal está sendo apagada, atrapalhando a travessia de pedestres, além de prejudicarem os veículos para pararem nos locais adequados para permitir a passagem das pessoas.
Conforme a estudante Diana Dantas, atravessar ruas no centro da cidade é uma dificuldade. "Alguns pontos não têm faixa de pedestres e quando tem é semiapagada. Além disso, muitos motoristas não respeitam a sinalização. Nos pontos onde têm semáforo, eles ainda param. Mas nos que não têm só faltam passar por cima de quem está atravessando a rua. É preciso uma maior fiscalização", diz.
Diante das constantes reclamações da população, a Gerência Executiva de Trânsito (Getran) vem realizando pesquisas para saber qual o motivo que afeta a visibilidade das linhas, e nada ainda foi descoberto. De acordo com o gerente de Trânsito, Jaime Balderrama, estão sendo tomadas as medidas necessárias para saber o porquê de algumas sinalizações estarem perdendo a visualização.
"Já entramos em contato com especialistas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) para realizar os procedimentos necessários para descobrir o motivo que leva algumas faixas a perderem a cor. Estamos também tentando parcerias com outras instituições para nos ajudar com o problema, quem puder nos ajudar será muito bem-vindo", disse Jaime.
Em 2010, foi aberta uma ação civil pública para se apurar as más condições em que se encontravam algumas faixas de pedestres. Após a realização da perícia, solicitada pelo promotor de justiça, Hercy Ponte, foi constatado a utilização de tintas de baixa qualidade. Na época, empresa foi autuada e o contrato rescindido, realizando-se a contratação de outra empresa e iniciado a cobertura das sinalizações apagadas. No entanto, apesar destas medidas o problema ainda persiste.
De acordo com Balderrama, algumas atitudes estão sendo tomadas em conjunto pela Getran e pelo Departamento de Fiscalização do Trânsito (DFT) para ajudar na movimentação de pedestres pelas vias públicas. Uma destas ações é a fiscalização constante de alguns pontos de grande movimentação na cidade pelos agentes do DFT.
De acordo com o secretário de Defesa Social, Osnildo Morais, existe na cidade 30 agentes, nos turnos da manhã e da tarde, realizando a fiscalização em alguns pontos fixos, principalmente nos trechos de grande circulação de pessoas e veículos. Para ajudar nesse serviço foi criado também o Grupo de Operações de Trânsito (GOT), composto por seis agentes, divididos em três motos e um carro, para observar a ocupação das calçadas, o desrespeito de alguns motoristas às faixas e a notificação destes, entre outras ações, para ajudar ainda mais aos cidadãos.
Gerência realizará campanha de educação no trânsito este ano
Matéria completa veja no site do JORNAL O MOSSOROENSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário