segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Mais de oito mil policiais estão trabalhando diariamente no período carnavalesco no RN

dpre_saida_para_governador

Na última sexta-feira, o Governo do Estado anunciou que durante o Carnaval 2012 terá um acréscimo de 1.500 por dia, além do efetivo normal, em todas as c idades onde estão acontecendo às festividades carnavalescas, principalmente as cidades do Oeste e região litorânea do Rio Grande do Norte. Somando-se às demais polícias, trabalharão diariamente mais de oito mil homens da segurança pública.
A estimativa foi repassada durante uma coletiva da governadora Rosalba Ciarlini com o comando geral da Polícia Militar, representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e da Secretaria Estadual de Justiça (Sejuc).
Segundo informações repassadas pela assessoria de comunicação da PM, desde a tarde da última sexta-feira os policiais militares que reforçarão as cidades do Oeste já estão trabalhando em caráter especial. "A intenção do governo é que todos os foliões tenham um Carnaval tranquilo, sem violência e, principalmente, sem uso de drogas, brincando com responsabilidade", destacou a soldado Gláucia, da assessoria do Estado.
Os policiais militares atuarão em conjunto com Polícia Rodoviária Federal (PRF) na intensificação da "Operação RodoVida", que está sendo desenvolvida desde dezembro do ano passado, e com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), responsável pela "Operação Sertão Seguro", que foi deflagrada também no ano passado.
"Além de todas essas ações, a PM também dará continuidade nesse Carnaval a "Operação Verão", que vem apresentando resultados positivos, tirando de circulação criminosos, armas, drogas e levando tranquilidade à população", frisou.
Além do efetivo, o governo disponibilizou ainda 100 motocicletas, 50 viaturas e 10 caminhonetas 4x4 que serão utilizadas nas praias do litoral potiguar. A "Operação Carnaval 2012", que iniciou na sexta-feira (17), se estenderá até a próxima quarta-feira. Durante esses dias, blitze, barreiras, uso de bafômetros e repressão ao crime, de acordo com o governo, serão uma constância na capital e interior potiguar. 
Comandante garante rigorosidade da Polícia Militar durante o Carnaval
O comandante interino do 2º Batalhão da Polícia Militar de Mossoró (2º BPM), major Correa Lima, em entrevista ao O Mossoroense, destacou que durante o Carnaval a corporação irá atuar com rigorosidade no combate aos abusos nas cidades acobertadas pela corporação.
São 104 policiais militares por dia trabalhando nas cidades de maior movimentação, na região do Médio Oeste, área do 2º BPM. "Vamos ter um aumento de 30 policiais por dia reprimindo as irregularidades. Vamos montar barreiras em pontos estratégicos para coibir, principalmente, o uso de entorpecentes", frisou.
Ainda de acordo com o comandante, as operações, além de ter caráter repressivo, as barreiras também servirão para orientar os foliões a terem um Carnaval com responsabilidade e segurança. "Nossa meta é garantir a tranquilidade das pessoas, fazendo com que elas se sintam seguras com a presença da polícia nos locais de festa. Se preciso for vamos usar toda a nossa força para que os dias de Carnaval transcorram em paz", assegurou.
As cidades pertencentes à jurisdição do 2º BPM, são: Mossoró, Baraúna, Governador Dix-sept Rosado, Felipe Guerra, Apodi,Severiano Melo, Rafael Godeiro e Itaú. As denúncias de abusos poderão ser feitas através do telefone 190 ou pessoalmente na sede de uma delegacia de polícia em qualquer uma das cidades.
"Pedimos às pessoas para evitarem excessos. Brinquem com responsabilidade, respeitando o espaço dos outros para que todo mundo possa terminar os dias de folia em paz. Se por acaso durante as danças alguém esbarrar em outro peça desculpas, isso é um ato digno e não ofende a ninguém", concluiu o comandante interino da Polícia Militar.
Polícia Civil monta esquema para atender ocorrências durante o período do Carnaval
Em entrevista ao O Mossoroense, o delegado regional de Mossoró, Clayton Pinho, repassou que a Polícia Civil está atuando com um esquema especial desde ontem, quando iniciou a folia carnavalesca nas principais cidades da região. Cidades como Mossoró, Tibau, Areia Branca, Apodi, Governador Dix-sept Rosado, dentre outras, onde o Carnaval já se tornou tradicionalmente conhecido, irão receber reforço da Polícia Judiciária.
Mais de 60 agentes e 15 delegadas estarão de plantão para atender as ocorrências e efetuarem diligências. "Vamos coibir os abusos e dar tranquilidade aos foliões nas cidades onde estão acontecendo às festas', destacou o delegado.
Equipes compostas de 15 agentes estarão de plantão confeccionando os Boletins de Ocorrência e lavrando flagrantes nos locais onde a folia carnavalesca acontece. A Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) disponibilizou reforços para o interior, principalmente para as cidades do Oeste.
Clayton Pinho explica ainda que em Tibau, onde desde janeiro passado funciona uma Delegacia itinerante, 15 agentes para os dias de folias, assim como a delegacia de Apodi funcionará com 10 agentes por dia no período de folia.Outras duas cidades, Tibau e Areia Branca, cada uma delas também será reforçada com mais 10 agentes.
"A nossa intenção é que ninguém fique sem atendimento da Polícia Civil, caso necessite dos trabalhos da corporação. Se o folião precisar do atendimento é só procurar uma delegacia em qualquer uma das cidades onde as festas estão acontecendo", destacou Clayton Pinho.
Para o delegado, o reforço policial será priorizado nos locais de maior concentração, na região acobertada pela Delegacia Regional de Polícia Civil de Mossoró.

Fonte: Jornal O Mossoroense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário