A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) teve 24 projetos de pesquisa contemplados pela Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado do Rio Grande do Norte (Fapern). Os projetos foram aprovados no edital de Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem - Fapern/CNPq) e no edital do Programa Primeiros Projetos (Edital Fapern/MCT/CNPq/CT- Infra 005/2011).
No PPP a Universidade teve 22 projetos aprovados nas mais diferentes linhas de pesquisa. Já no Pronem a Uern teve dois projetos aprovados no edital.
O Programa Primeiros Projetos tem como principal objetivo apoiar a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições públicas de ensino superior ou de pesquisa. A iniciativa visa dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e nucleação de novos grupos, em quaisquer áreas do conhecimento.
Já o Pronem tem o intuito de apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação propostos por grupos de pesquisa emergentes, formados por pesquisadores com destaque na sua área de conhecimento e com experiência na coordenação de projetos.
A proposta do Programa é permitir a consolidação de linhas de pesquisa prioritárias para o Estado do Rio Grande do Norte e induzir a formação de novos núcleos de excelência em pesquisa no Estado.
Fonte: Jornal O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário