terça-feira, 19 de junho de 2012

Projeto de alunos do curso de Comunicação Social da Uern premiado no Intercom Nordeste

UERN_EM_GREVE_thumb1


O radiodocumentário "O Cancioneiro", que retrata a obra do poeta Elizeu Ventania, produzido por estudantes do Departamento de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Decom/Uern), foi premiado durante o 14º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom/NE). O evento ocorreu em Recife, na semana passada.


Sob a orientação da professora Ana Lúcia Gomes, o projeto "O Cancioneiro", idealizado pelos estudantes Carla Jordânia, Clarissa Freitas e Richarlles Alves, recebeu o prêmio na categoria Radiodocumentário. Agora, o projeto representará o Nordeste na disputa nacional.



Conforme os estudantes, o radiodocumentário "O Cancioneiro" foi fruto da disciplina "Agência Experimental em Radialismo". Para a professora Ana Lúcia, esse prêmio representa o reconhecimento ao trabalho dos estudantes e deve ser visto como um incentivo para os outros alunos.
"É uma alegria enorme ver o reconhecimento à nossa produção, principalmente vindo de uma comunidade acadêmica exterior à nossa. Eles avaliam a estética e o conteúdo. A gente prima muito pela fidelização do conteúdo", explica Ana Lúcia.




Com 20 minutos de duração, o radiodocumentário aborda a vida e a obra do poeta Elizeu Ventania. "Quem é Elizeu Ventania? Está na cara e ao mesmo tempo distante... Temos homenagens, mas poucas pessoas sabem responder. O radiodocumentário traz entrevistas com historiadores, confirmando o quanto ele foi importante para o cancioneiro popular e a região Nordeste. Muitos cancioneiros e violeiros se inspiraram nele", ressalta Ana Lúcia.



O radiodocumentário "O Cancioneiro" é resultado de uma pesquisa sonora e bibliográfica sobre Elizeu Ventania, como forma de contribuir no registro e na visibilidade do seu trabalho dedicado às canções e à poesia e que influencia muitos artistas e pesquisadores da cultura popular.

O produto experimental buscou explorar as potencialidades da pesquisa oral, valorizar os depoimentos e refletir sobre a importância da produção sonora, como registro e instrumento de pesquisa, para Comunicação Social e Ciências Humanas.


Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário