sábado, 10 de novembro de 2012

Novo ranking da CBF gera polêmica


Apesar de as posições dos clubes ainda não ter sido oficializada pela CBF, o que só está previsto para o final do Campeonato Brasileiro de 2012, a formatação do novo ranking dos clubes brasileiros já está dando o que falar no Rio Grande do Norte, onde o ABC passou a frente do América, levando em consideração a pontuação anunciada pela própria Confederação. Este ranking, que leva em consideração apenas as últimas cinco temporadas servirá para definição dos clubes que irão disputar a Copa do Brasil.

Este é mais um passou para organizar o futebol brasileiro de acordo com a normas internacionais, uma vez que o modelo adota já foi colocado em prática pela Fifa, para definir as colocações das seleções, também é adotado pela UEFA e recentemente passou a servir de base também para definir as colocações das equipes Sul-americanas dentro da Conmebol.

 O ranking que vinha sendo levado em consideração pela Confederação Brasileira, não possuía limitação de tempo, o que vinha produzindo enormes distorções dentro do cenário nacional e, basicamente não permitia a troca de posições entre os clubes de uma temporada para outra. O novo sistema visa dar mais destaque aos resultados recentes dos clubes e, por isso, tem o Fluminense como maior beneficiário. Levando em consideração a tabela de pontuação apresentada para estabelecer o novo quadro, o clube carioca ficaria com 16208 pontos, se considerada a primeira colocação no Brasileiro deste ano - se terminar em segundo, somará 800 pontos a menos, chegando a 15.408.

No caso particular dos clubes potiguares, com a nova convenção de pontuação, o ABC - beneficiado pelo título da série C -, com o qual somou 200 pontos e mais as colocações na série B, saltou a frente do América  subindo da 47ª colocação no ranking antigo para 29ª no novo. Já o alvirrubro, que enfrentou uma crise técnica ao longo dos últimos cinco anos, despencou de 29º, na listagem antiga para o 41º lugar dentro da nova formatação.

Para o presidente do ABC, Rubens Guilherme Dantas, a CBF fez justiça ao resolver modificar os critérios de ranqueamento das equipes nacionais. "O critério agora ficou mais justo, pois leva em consideração o momento mais atual das equipes. Agora o nosso adversário terá de mudar mais uma vez seu discurso, já que eles se vangloriavam muito de aparecer a frente do ABC no antigo ranking da CBF", alfinetou o dirigente alvinegro.

Por sua vez o presidente do América, Alex Padang, apesar de deixar claro que respeita a posição da Confederação Brasileira de Futebol, acredita que a decisão vai varrer para baixo do tapete grande parte da história dos clubes brasileiros. "Um clube se faz grande pela sua história e uma história não pode se resumir aos últimos cinco anos de nenhuma entidade", questionou.

Apesar disso Padang acredita que o América poderá tirar proveito da nova situação. "Quando a CBF divulgar o ranking o América, que briga na parte de cima da série B já terá ganho algumas posições a mais que esta do ranking que vem sendo divulgado pela imprensa. Digo mais, no máximo em três anos vamos retomar a posição de clube potiguar melhor colocado no ranking nacional", afirmou. 

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário