Em decorrência das chuvas intensas, o rio
Mossoró, que apresentava índice abaixo da média, voltou a encher - Luciano
Lellys
As chuvas que aconteceram em Mossoró entre os dias 18 e 21
surpreenderam a população e externaram graves problemas de
infraestrutura. As precipitações pluviométricas tiveram grande
intensidade, prova disso é que a estação meteorológica da Universidade
Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) registrou em 15 horas de chuva o
quantitativo de 195 milímetros. Durante os dias, foram computados, no
município, chuvas de 251,5 milímetros.
O meteorologista da Ufersa, José Espínola, explicou que para o período chuvoso, que na região ocorre nos cinco primeiros meses do ano, a precipitação está dentro do previsto, porém se forem levadas em consideração ao ano de seca vivenciado, aquela foi anormal.
"De janeiro ao dia 17 de abril foram contabilizados apenas 30 milímetros; nos últimos cinco dias esse quantitativo aumentou muito, registramos 251,5 milímetros. Deve-se destacar que esse valor pode mudar, dependendo da área onde foi feita a medição, a forma como ela foi desenvolvida. Sabe-se que, como a massa de ar penetra normalmente no sentido nordeste para o sudeste, a parte leste da cidade tende a chover menos do que o centro da cidade, Nova Betânia", esclareceu Espínola.
Ele ainda destaca que a previsão para os próximos dias é que as chuvas voltem a acontecer, porém não com a mesma intensidade dos últimos quatro dias.
"Na Ufersa tivemos a maior intensidade de chuva já registrada em 15 horas. Vários fenômenos contribuíram para a ocorrência das chuvas, essa foi uma situação inédita. As chuvas devem continuar, porém menos intensas. Não devem ultrapassar os 100 milímetros", informou o meteorologista.
Fonte: Jornal O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário