quinta-feira, 12 de junho de 2014

1º dia: Brasil ganha de virada e 8 cidades enfrentam protestos


Neymar, abertura, croácia


(Foto: AFP)


O Brasil fez todos os quatro gols da partida de estreia na Copa, mas um deles foi para o adversário. Aos 10 minutos do primeiro tempo, Marcelo marcou o primeiro – para a Croácia. E depois do jogo ele ainda apareceu para entrevista vestindo a camisa branca e vermelha. Foi o primeiro gol contra do Brasil em 19 Copas.

Com dois gols de Neymar e um de Oscar, o jogo terminou com uma polêmica: houve ou não pênalti? Aos 23 minutos do segundo tempo, Fred caiu e o árbitro Yuichi Nishimura marcou falta, dando ao Brasil a chance de marcar. Reveja o lance.

O técnico da Croácia, Niko Kovac, bateu forte na arbitragem após a derrota: "Se alguém viu pênalti em qualquer lugar do estádio, que levante a mão. Eu não consigo levantar a mão. Não acredito que aquilo tenha sido pênalti. É ridículo."


“Foi melhor do que imaginei. O que eu sonhava era com a vitória, mas estrear em Copa do Mundo com dois gols é uma felicidade muito grande”, disse o artilheiro do jogo.

Festa da abertura


A Arena Corinthians, no bairro paulista de Itaquera, ficou lotada para a abertura da Copa. Com a cultura brasileira como tema, a cerimônia começou às 15h15 e durou 25 minutos. O destaque foi o show de Claudia Leitte, Pitbull e Jennifer Lopez, que cantaram a música oficial da competição "We Are One”. Ao final, as musas até arriscaram uma sambadinha no gramado.


Jennifer Lopez, Pitbull e Claudia Leitte cantam música temática da Copa

(Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)


Um dos momentos mais esperados do dia quase passou despercebido: o pontapé inicial. Juliano Pinto, 29 anos, que tem paraplegia, deu um "chute simbólico" em uma bola de futebol usando o exoesqueleto desenvolvido pela equipe do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis. Mas foi tudo bem rápido.

http://s02.video.glbimg.com/x360/3412605.jpg


“Fora, Dilma!”
 
A presidente Dilma Rousseff, que nem arriscou fazer discurso na cerimônia de abertura, ouviu vaias e xingamentos durante todo o evento. Vestida de verde, ela acompanhou o jogo ao lado do presidente da Fifa, Joseph Blatter, na Arena Corinthians, e Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU. 

No chão

Alguns torcedores pagaram quase R$ 1 mil reais para sentar no chão. Os ingressos deles apontavam para uma fileira sem assentos. De acordo com a Fifa, esses lugares não deveriam ser vendidos, e a organização conseguiu realocar os torcedores em outras cadeiras da mesma categoria antes do início do confronto entre Brasil e Croácia. 

Manifestações


A abertura oficial teve protestos pelo país, com bombas de gás, balas de borracha, pessoas feridas e manifestantes detidos. Houve confrontos em São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Porto Alegre, Belo Horizonte, Distrito Federal, Fortaleza e Salvador. Segundo balanços divulgados pelas polícias militares até o início da noite, ao todo, 53 pessoas haviam sido detidas.

 Manifestante é detido pela polícia durante um protesto que tentou bloquear na Radial Leste, nos aredores da Estação Carrão da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo na manhã desta quinta-feira (12)
(Foto: Robson Fernandjes/Estadão Conteúdo)

Matéria completa veja AQUI
 

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário