segunda-feira, 23 de junho de 2014

Holanda vence e põe Chile como provável rival do Brasil nas oitavas

Jogadores da Holanda comemoram gol marcado por Leroy Fer contra o Chile Danilo Verpa/Folhapress


Holanda e Chile entraram em campo na última rodada com uma missão: fugir do Brasil nas oitavas de final. Após um jogo truncado e sonolento, são os europeus quem podem respirar mais aliviados. Venceram por 2 a 0, nesta segunda-feira, no Itaquerão, terminaram a fase classificatória na primeira colocação do grupo B e só pegam os anfitriões em caso de 'zebra'.
A tarefa inglória de enfrentar os donos da casa deve cair no colo dos chilenos. Basta apenas que o Brasil faça sua parte e vença a já eliminada seleção de Camarões nesta segunda, às 17h, em Brasília. Se a lógica prevalecer, o confronto sul-americano pelas oitavas de final ocorrerá no próximo sábado, no Mineirão. A Holanda joga domingo, no Maracanã, e encara os comandados de Felipão se estes ficarem em segundo lugar do grupo A.

As fases do jogo: Não foi um 'jogo de compadres', mas nitidamente Holanda e Chile não apresentaram a mesma intensidade de jogos anteriores, talvez já preocupados com as oitavas de final. O primeiro tempo foi de muitas faltas e poucas chances. O Chile só assustou em jogadas ensaiadas de bola parada. A Holanda foi refém de poucos contra-ataques puxados por Robben. Nada, porém, que empolgasse o torcedor.

A etapa final foi mais aberta. Precisando vencer para escapar do Brasil, o Chile mudou o esquema, colocou mais um meia ofensivo e se lançou ao ataque. Os holandeses, porém, tiveram estrela. Fer, que havia acabado de entrar, subiu sozinho em cobrança de escanteio e cabeceou sem chances. Atrás no placar, os sul-americanos foram para o tudo ou nada nos minutos finais e deram espaço para o mortal contra-ataque holandês, que sacramentou o resultado com Depay.
O melhor: Vlaar - Zagueirão holandês mostrou segurança e foi um dos responsáveis pelas poucas chances do Chile. Os rápidos atacantes adversários perderam quase todas para o defensor.

O pior: Lens – Escolhido para substituir o suspenso Van Persie, praticamente não pegou na bola. No único ataque em que apareceu, se atrapalhou e mandou na arquibancada. Acabou substituído no segundo tempo.

A chave do jogo: Altura holandesa – A diferença física foi decisiva para o resultado. Os baixinhos chilenos mostraram dificuldades com as bolas cruzadas. Caminho a ser explorado pelo Brasil nas oitavas?

Toque dos técnicos: Holanda entrou mais precavida que em jogos anteriores. Recuou, deu campo ao Chile e apostou nos contra-ataques em velocidade com Robben. O atacante Kuyt foi deslocado para acompanhar os avanços dos laterais adversários. No segundo tempo, Sampaoli foi para a pressão. Sacou um dos zagueiros, mandou Valdivia a campo e ainda atuou com mais três atacantes.
 
Do Site UOl

Nenhum comentário:

Postar um comentário