segunda-feira, 9 de junho de 2014

Messi é investigado por fraude fiscal em jogos beneficentes, diz jornal

divulgação
 

Lionel Messi está novamente na mira da justiça espanhola. Segundo reportagem do jornal El País, A Guarda Civil da Espanha está investigando cinco transferências bancárias no valor de quase um milhão de euros, referentes a jogos beneficentes organizados pelo jogador argentino.

Ainda segundo o jornal, o dinheiro arrecadado nas partidas teria ido para Curaçao, um paraíso fiscal localizado nas Antilhas Holandesas, no sudoeste do Caribe.

Os investigadores abriram um processo contra o jogador por lavagem de dinheiro e fraude fiscal. No documento das transferências aparece o nome da empresa de Guillermo Marin, amigo pessoal de Messi e responsável por organizar as participas beneficentes do craque.

Lionel Messi e seu pai, Horácio Messi, reconhecem a amizade com Guillermo Marin e sua participação nos jogos. "Ele é um empresário argentina que conheço desde 2006 e organiza as partidas para minha fundação", disse testemunha do jogador para a Guarda Civil espanhola.

Mas Messi e seu pai afirmam que possuem ganho pessoal com as partidas beneficentes. Fato que é refutado pelo advogado da empresa Total Shows, que organizou partidas na Colômbia e apresentou documentos que mostram que Messi e outros jogadores pediram dinheiro para participar dos jogos.

O Tribunal de Madrid abriu processo para investigar as partidas sob a suspeita de lavagem de dinheiro e fraude fiscal. As primeiras investigações apontam que, embora tenham sido divulgados como jogos beneficentes, na realidade os jogadores foram pagos para participarem dos eventos. E que alguns desses pagamentos foram enviados para o paraíso fiscal de Curaçao.

Tanto Messi como outros jogadores negam ter recebido pagamento, mas alguns admitem que tiveram as despesas de deslocação e alojamento pagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário