quarta-feira, 2 de julho de 2014

Google anuncia que Orkut vai sair do ar na internet em outubro de 2014

Página só estará disponível na internet até dia 30 de setembro 
Página só estará disponível na internet até dia 30 de setembro

Após 10 anos, o Orkut vai sair do ar. A rede social que fez sucesso, especialmente no Brasil, vai funcionar normalmente até o dia 30 de setembro deste ano. Em outubro, todos os dados de usuários serão apagados e o endereço www.orkut.com deixará de existir.

O comunicado foi feito na manhã de segunda-feira, 30,  pelo diretor de engenharia do Google, empresa responsável pelo Orkut, por meio de uma nota no blog oficial da companhia. Inclusive, o engenheiro turco Orkut Büyükkökten, idealizador da rede social, não trabalha mais no Google.

Os usuários do Orkut que quiserem salvar todas as fotos e informações da conta vão ter até setembro de 2016 para recuperar os dados por meio do Google Takeout, serviço oferecido pela empresa. Desde ontem já não é mais possível se inscrever no Orkut.

Confira na íntegra a nota oficial:

Dez anos atrás, o Google mergulhou pela primeira vez nas redes sociais por meio do Orkut, que nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede. As comunidades do Orkut deram forma a conversas e conexões que até então não existiam, antes mesmo que as pessoas soubessem o que eram “redes sociais”.

Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.

O Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. Até lá, não haverá impacto para os atuais usuários, para que a comunidade tenha tempo de lidar com a transição. Usuários podem exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016). A partir de hoje, novos usuários não podem criar novas contas no Orkut.

O Orkut pode estar indo embora, mas todas as incríveis comunidades criadas pelos usuários vão ficar. Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google. Para ter mais detalhes, por favor, visite a Central de Ajuda.

Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário