sábado, 16 de agosto de 2014

Enterro de Eduardo Campos deve ocorrer no fim da tarde do domingo



Estrutura é montada em frente ao Palácio do Campo das Princesas para velório e missa campal (Foto: Marjones Pinheiro/TV Globo) 
Estrutura é montada em frente ao Palácio do Campo das Princesas para velório e missa campal (Foto: Marjones Pinheiro/TV Globo)
 
É grande a movimentação dos funcionários em frente ao Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife, na manhã deste sábado (16). Eles estão montando a estrutura para o velório de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República, e dos três integrantes da equipe - o assessor Carlos Percol e os fotógrafos Marcelo Lyra e Alexandre Severo - que morreram em um acidente aéreo em Santos na última quarta-feira (13). O horário de chegada previsto para a chegada dos corpos ao Recife é às 21h de acordo com Sileno Guedes, presidente estadual do PSB.

Na tarde deste sábado os corpos devem ser liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo. O traslado será feito em um avião Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com Sileno Guedes, a família informou que o corpo chegará na Base Aérea do Recife - , que fica próxima ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Zona Sul - e fará um percurso por algumas ruas da capital antes de ir para o Palácio do Campos das Princesas, sede do governo estadual.

A Secretaria de Imprensa do Palácio informou que o velório à noite será apenas para a família, devendo ser aberto ao público às 6h do domingo, quando está marcada para as 10h uma missa campal em frente ao Palácio, também aberta ao público. O sepultamento deve ocorrer entre 16h e 17h. A previsão da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) é de que 150 mil pessoas compareçam ao cemitério de Santo Amaro, também na área central da cidade.

Ainda de acordo com o Palácio, há 250 policiais militares envolvidos no esquema de segurança, tanto para o velório quanto para a missa. E cem agentes de trânsito, 40 motos e 16 viaturas vão atuar no traslado.

O percurso previsto inicialmente da Base Aérea do Recife até o local do velório foi alterado de acordo com comunicado emitido pela Secretaria de Imprensa de Pernambuco neste sábado. O caminho deve ser o seguinte: Base Aérea, Rua Maria Irene, Avenida Mascarenhas de Moraes, Ponte Motocolombó, Largo da Paz, Avenida Sul, Rua Nicolau Pereira, Estrada dos Remédios, Avenida Visconde de Albuquerque, Rua José Bonifácio, Rua Cônego Barata, Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, Avenida Cruz Cabugá, Rua do Hospício, Rua Princesa Isabel, Praça da República, Palácio do Campo das Princesas.

Já o deslocamento do Palácio ao Cemitério de Santo Amaro, no domingo (17), permanece o mesmo: Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Av. Mário Melo, Rua Treze de Maio, entrada principal do Cemitério de Santo Amaro.

Mudanças no tráfego
Para garantir a segurança do público que vai acompanhar as cerimônias e organizar a circulação das vias, a CTTU ainda vai montar pontos de monitoramento e bloqueio na área central do Recife. A CTTU orienta a população a não usar veículos para se deslocar na região, devido ao grande movimento esperado para a área.

Também será montado um suporte de saúde, com assistência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Palácio do Campo das Princesas. Já no Cemitério de Santo Amaro, onde será realizado o enterro do ex-governador e do ex-secretário de Imprensa do Recife, Carlos Augusto Ramos Leal Filho (Percol), haverá uma UTI Móvel, uma Unidade de Suporte Básico e um posto médico para atendimento de urgência.

Acidente
Além do ex-governador Eduardo Campos, as outras vítimas do acidente foram os fotógrafos pernambucanos Alexandre Severo e Marcelo Lyra; o  jornalista e assessor de imprensa Carlos Percol; Pedro Almeida Valadares Neto, assessor de campanha e ex-deputado federal; e os pilotos Geraldo Magela Barbosa da Cunha e Marcos Martins.

O acidente que matou Eduardo Campos aconteceu em Santos, SP, na manhã da quarta-feira (13). O jato particular caiu sobre um bairro residencial. Chovia no momento da queda. A Aeronáutica vai apurar as causas da queda do avião. Em paralelo, a Polícia Civil também investiga o caso para buscar possíveis responsáveis.

Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário