sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Julgamento que pode classificar ABC na Copa do Brasil será na próxima terça

Alvinegro joga pelo empate fora de casa para garantir a classificação (Foto: Wellington Rocha) 
Alvinegro vive expectativa de avanças às oitavas de final do torneio nacional (Foto: Wellington Rocha)
 
 A classificação do ABC para as oitavas de final da Copa do Brasil terá um tempo extra na disputa. O julgamento do “caso Preto” deverá ser realizado na próxima terça-feira (05) na sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo vice-presidente Jurídico do ABC, José Wilson,

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou na tarde desta sexta-feira a denúncia ao STJD da condição irregular em que o atleta Preto, do Novo Hamburgo-RS, teria atuado na partida de volta contra o ABC, na quarta-feira passada, em jogo da terceira fase do torneio nacional.

“A CBF apresentou através do seu diretor de competições, o Virgílio Elísio, a denúncia junto ao STJD com relação a irregularidade do atleta e nós entramos através do nosso advogado e representante no Rio, o Osvaldo Sestário como parte interessada no processo”, afirmou.

O atleta havia sido punido com dois jogos de suspensão após uma expulsão, e cumpriu o primeiro contra o J. Malucelli, na segunda fase. Já no jogo de ida contra o ABC, na terceira fase, ele também ficou de fora, mas estava sem contrato com o Novo Hamburgo – o vínculo só foi renovado depois do jogo. Por isso, a segunda partida de suspensão deveria ter sido cumprida na volta contra o ABC.

Sobre a punição ao rival gaúcho, o representante abecedista acredita num resultado positivo, apesar de manter o pé atrás quanto à postura do Tribunal em relação ao clube potiguar, personagem de uma polêmica em 2013 na partida contra o Palmeiras, em que o clube acabou punido por “superlotar” o estádio Frasqueirão, segundo entendimento do STJD.

“Nós somos o ABC do Nordeste, eles são o Novo Hamburgo pertecente a Federação Gaúcha, temos prova de julgamento onde o nome do ABC não tem peso nenhum, então a gente fica com o pé atrás. A própria CBF quem iniciou o processo, ficamos relativamente tranquilos, a própria federação gaúcha reconheceu o erro do filiado”, afirmou José Wilson.

Caso o Novo Hamburgo realmente perca os pontos da partida, o ABC estará automaticamente classificado para as oitavas da Copa do Brasil. O adversário será definido através de sorteio entre os demais classificados.

O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, anunciou em rede social que pretende viajar para o Rio de Janeiro para representar o Alvinegro, caso seja preciso.

Entenda o caso
Preto ficou de fora deste embate com o time potiguar, em jogo ocorrido no estádio Frasqueirão, no entanto, existe um entendimento de que a punição não foi paga como deveria. Consta que o jogador ficou sem contrato no dia 18 de julho e a renovação só ocorreu no dia 28. Como a partida ocorreu nesse intervalo, Preto não poderia entrar em campo na quarta-feira (29), quando realmente valeria a punição.

O Anilado deve ser enquadrado no Art. 214: “Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente. (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009)”. A pena poderá ser perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

Do Portal No Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário