A prefeita de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), e sua vice Lidiane
Michele Campos Garcia (PSB) foram afastadas ontem, 5, por ordem
judicial. O presidente da Câmara, Sandro Góis (PV), assumiu a
prefeitura.
Prefeita e vice foram cassadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) sob acusação de favorecimento na eleição de 2012. A decisão foi tomada em julho, mas aguardavam o julgamento dos embargos de declaração que haviam dado entrada junto à Corte. O resultado saiu segunda-feira, 4, e foi desfavorável às recorrentes.
O vereador Sandro Góis foi notificado ontem que iria tomar posse como prefeito, durante sessão extraordinária que aconteceu no plenário da Câmara Municipal, às 17h. A ordem foi expedida pela juíza Uefla Fernandes, da 32ª Zona Eleitoral de Areia Branca, que aguardava pela publicação do Acórdão, pelo TRE-RN, para convocar o vereador.
Novas eleições poderão ser marcadas nos próximos 90 dias. Como Luana Bruno se elegeu em 2012 com mais de 50% dos votos válidos (53,64% do total, ou 9.349 votos) e esses sufrágios seriam considerados nulos, o Código Eleitoral prevê que se faça nova votação para a prefeitura.
Mas a assessoria jurídica de Luana Bruno reitera sua confiança na vitória no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde deu entrada com uma liminar pedindo a manutenção da gestora afastada no cargo até a análise final de seu processo.
Com a posse de Sandro Góis na prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, Antônio Luiz Neto, "Tonho da Cohab" (DEM), passa a presidir interinamente o Legislativo. O suplente Manoel Joaquim dos Santos, "Manezinho do Mel" (PP), atual Assessor de Assuntos Comunitários da Prefeitura de Areia Branca, foi chamado a ocupar a vaga deixada por Sandro Góis.
Do Jornal O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário