terça-feira, 23 de setembro de 2014

Final da Copa atrai público de 1 bilhão de pessoas no mundo


Getty Images/FifaAlemanha e Argentina disputaram a final da copa em 13 de julho 
Alemanha e Argentina disputaram a final da copa em 13 de julho

A FIFA divulgou um documento detalhado com fatos e estatísticas relacionados à Copa do Mundo realizada no Brasil. Os dados trazem curiosidades dos mais diversos tipos e também revela que a partida final do Mundial foi vista por mais de 1 bilhão de pessoas no mundo, batendo todos os recordes de um evento internacional da história.

As informações publicadas no site oficial da entidade comprova que a competição de 2014 ficou marcada por superar todos os recordes em termos financeiros, de público e de dimensões.

Entre os números considerados expressivos, a Fifa aponta os 5.154.386 pessoas que participaram das Fan Fests da  durante o Mundial no Brasil. O site destaca: “o deslumbrante cenário de Copacabana, no Rio de Janeiro, atraiu 937.330 torcedores — o maior número entre todas as cidades-sede”.

Para quem taxou o investimento brasileiro realizado para abrigar a maior festa do futebol, também foi divulgado que com os números bem expressivos, o Brasil faturou 7,2 bilhões de dólares em impostos, recebida pelo país como resultado dos investimentos na Copa do Mundo.

A Federação Internacional de Futebol também teve uma renda recorde na Copa, com um total de US$ 4,5 bilhões para os seus cofres. A entidade, sujos membros se encontram em reunião em Zurique, no primeiro encontro de sua cúpula pós-Copa, afirmou ter investido em torno de 850 milhões de dólares na organização do evento e que gastou mais de R$ 500 milhões apenas em noites de hotel. Os organizadores também pegaram 12 mil voos em dois anos.

O público total das 64 partidas realizadas nas doze sedes do Mundial chegou a 3.429.873, o maior número registrado em todos os Mundiais desde 1994. O público médio de  53.592 torcedores também foi o maior em duas décadas.

A entidade firmou o compromisso  de aplicar  100 milhões de dólares para o desenvolvimento do futebol no Brasil e que 14 milhões de postos de trabalho foram criados em quatro anos "por causa da Copa do Mundo".

Só no setor de serviços de alimentação dos estádios, a Copa gerou 15 mil empregos, além de 1,2 mil nas lojas. Mais: 17 mil pessoas trabalharam na área de hospitalidade e 29 mil trabalhadores atuaram em serviços terceirizados. No setor do transporte, o evento ocupou 3,1 mil motoristas.

Um dado que chama a atenção pelo fato de a competição ter sido distribuída em 12 sedes num país de dimensões continentais, é que as delegações percorreram 280 mil quilômetros em viagens aéreas durante o torneio, o equivalente a sete voltas ao mundo.

Mas a Federação Internacional  admitiu que ainda não foi possível compilar todos os dados em termos de audiência para a Copa. Porém já indicou que os números superaram a edição de 2010, na África do Sul, e baterão um recorde. Só na decisão entre Argentina e Alemanha, no dia 13 de julho, no Maracanã, a audiência foi equivalente a 13 mil estádios lotados.

Da Tribuna do Norte

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