quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Henrique diz quer perdeu para Lula, não perdeu para Robinson

FD/Brasília
Aos jornalistas em Brasília, a Folha registra hoje, Henrique tem dito que não foi derrotado por Robinson Faria, e sim por Lula. 

Henrique Eduardo Alves já começou a retaliar o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), reeleita no último domingo (26).

Ontem (28), em manobra capitaneada por Henrique, os deputados federais aprovaram um projeto que susta os efeitos de um decreto da presidente petista que vincula as decisões do governo de interesse social ao crivo de conselhos populares e de outras formas de participação popular, um tal de Sistema Nacional de Participação Social.

Pois bem. O projeto ainda depende de votação no Senado, mas foi a primeira derrota da presidente após a reeleição. Culpa de Henrique.

A polêmica em torno dos conselhos populares vem rolando há meses e só agora, após perder a eleição de domingo, Henrique Eduardo Alves coloca a matéria em votação e articula a derrubada da proposta de Dilma.

Henrique, claro, negou a retaliação e justificou o resultado como uma manifestação de "altivez" da Câmara dos Deputados.

Mas o povo do Palácio do Planalto não é bobo e credita a derrota de ontem ao ressentimento de Henrique. O parlamentar atribui ao PT, em especial ao ex-presidente Lula, sua derrota na eleição estadual.

Aos jornalistas em Brasília, a Folha registra hoje, Henrique tem dito que não foi derrotado por Robinson Faria, e sim por Lula.

Henrique diz uma meia verdade. O vídeo gravado por Lula em favor de Robinson contribuiu para seu insucesso nas urnas, mas há outros fatores que se somam para explicar a derrota fragorosa: o sentimento popular contra o acordão, os altos índices de rejeição ao deputado (48%), a falta de cumprimento de boa parte dos acordos com as lideranças políticas e a citação na delação premiada de Paulo Roberto Costa.

Dizer que perdeu para Lula em vez de perder para Robinson é mais chique para o presidente da Câmara dos Deputados. Pode soar mais compreensível aos ouvidos de interlocutores privilegiados em Brasília. Quem danado é Robinson Faria para o colégio de líderes na Câmara dos Deputados? Quem danado é Robinson Faria nas rodinhas de jornalistas no Congresso? Quem danado é Robinson Faria na reunião da alta cúpula do PMDB?

Agora, Lula todo mundo conhece, teme e entende.

A verdade é que Henrique Eduardo Alves, mesmo com uma aliança que reuniu 17 partidos e todos os ex-governadores vivos, perdeu para Robinson Faria e para o PT de Fátima Bezerra e de Fernando Mineiro.

Henrique perdeu para Robinson do mesmo jeito que perdeu para Wilma de Faria (88) e para Aldo Tinôco Filho (92), nas disputas pela Prefeitura de Natal. Quem foi o algoz de Henrique naquelas ocasiões?

Verdade seja dita: faltou voto para Henrique vencer a eleição estadual.

E por conta disso, Henrique Eduardo Alves está pê da vida com o PT.

Do site No Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário