Estudante Daniel da Silva tentou utilizar um terminal do BB, sem êxito, e reclamou da desativação
Um acordo entre as instituições bancárias
e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para retirar os caixas
eletrônicos com bandeiras próprias Por exemplo, Banco do Brasil, Caixa
Econômica e Bradesco) de supermercados e estabelecimentos comerciais tem causado
surpresas negativas a diversos clientes. Em Natal, a maioria dos terminais já
foi desativada. Agora, quem optar por fazer serviços fora das agências físicas,
só poderá realizá-los nas tecnologias do Banco 24h. No caso de extratos e
saldos, o cliente também pode usar os canais online/tefelefônicos. De
acordo com o Sindicato dos Bancários do RN, o novo sistema não beneficiará os
usuários e pode resultar em aumento significativo de demanda e filas.
Segundo o diretor do Sindicato dos
Bancários, Gilberto Monteiro, a expectativa é que até 2017 a mudança seja
implementada por completo em todas as regiões do país. No entanto, ele vê com
receio tal modificação. “Isso foi uma negociação entre os bancos para dividir
os custos dos serviços. Mas, não sabemos se a empresa, PecBan [que gerencia o
Banco 24h], vai ter força para bancar a demanda. Para o cliente, as mudanças,
neste momento, não vão ser boas. E teremos um aumento no fluxo de atendimento
das agências. No futuro, contudo, a promessa é que não sejam cobradas tarifas
de uso além dos pacotes tradicionais de taxas”, comentou.
Ainda de acordo com o diretor, houve também
“pouca divulgação” da mudança por parte das instituições bancárias. “Já
procuramos informativos na Febraban e no próprio Banco Central, mas, a verdade,
é que foi muito pouco difundida a notícia”, declarou. Ontem (15), a equipe de
reportagem da TRIBUNA DO NORTE percorreu as principais redes de supermercados
da capital e conversou com os usuários de serviços bancários.
Nos três estabelecimentos comerciais visitados,
em apenas um o Banco 24h já está em pleno funcionamento, assim como ainda
permanece um caixa eletrônico do Bradesco. Em outro, um informativo avisa que
os terminais serão desativados até o próximo dia 20 de junho. Contudo, as
tecnologias já estavam inutilizáveis. E, no terceiro, não haviam mais terminais.
A administradora Cláudia Dutra, de 42 anos, não
conseguiu utilizar o caixa eletrônico do Banco do Brasil no supermercado
Nordestão, na avenida Prudente de Morais. No local, dos três terminais, apenas
um permanecia ligado, mas, sem realizar a leitura dos cartões. “É uma pena.
Aqui dava muito mais segurança do que nas agências, fora a questão de ter
estacionamento, e eu conseguia fazer tudo”, disse ela.
O estudante Daniel da Silva, de 20 anos,
conseguia utilizar o terminal do Bradesco, ainda em operação, mas, compartilha
a mesma opinião de Cláudia. “Vai prejudicar muito, porque vamos ter que rodar
mais. As filas vão ser maiores”, pontuou.
No supermercado Carrefour, na BR-101, em
Candelária, a situação encontrada pela reportagem foi distinta. Em pouco tempo
no local, diversos clientes demonstraram-se surpresos com a mudança. Apesar do
aviso que os caixas eletrônicos permaneceriam funcionando até o próximo sábado
(20), os terminais já estavam desativados. “É ruim. Meu cartão não funciona
naqueles caixas 24 horas. Então, vai ser péssimo. Invés de evoluir, retrocede”,
frisou o pastor Celso Luiz Castro, de 62 anos.
O aposentado Romildo Lima, 67 anos, também
procurou o autoatendimento e lamentou o insucesso da ida. “A realidade é que
nada vem para ajudar os clientes. O dinheiro é nosso, está no banco, e não
conseguimos ter acesso. E o pior é que não dão nenhuma satisfação”, afirmou. No
supermercado Extra, na avenida Roberto Freire, zona Sul de Natal, não foram
encontrados terminais bancários em funcionamento, apenas uma lotérica.
Banco 24 Horas
- como funciona
O autoatendimento Banco 24h funciona como um
caixa eletrônico sem bandeira própria, atendendo, atualmente, 32 instituições
bancárias. Na capital potiguar, segundo o próprio site do sistema, existem mais
de 96 terminais instalados e em plena operação, fixados em postos de
combustíveis, supermercados, drogarias e outros estabelecimentos comercias.
Entre os serviços oferecidos, estão opções
tradicionais aos caixas eletrônicos de bandeiras únicas, como saques, consulta
de saldos e extratos. Contudo, em nem todos é possível realizar transferências,
depósitos e ações mais específicas.
Além dos bancos maiores, como BB, Bradesco, CEF,
Santander e Itaú, o Banco 24h também contempla instituições regionais – Banco
do Nordeste e Banrisul – e financeiras como Sicredi, Losango e Banco
Safra.
Da Tribuna do Norte
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