segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Rio Grande do Norte registra 20 ataques a agências bancárias em sete meses de 2015

Divulgação

Bancos e caixas eletrônicos explodidos com uso de dinamites e/ou arrombados com a utilização de maçaricos. Esses são os cenários deixados por ataques a agências e equipamentos eletrônicos do setor financeiro. No Rio Grande do Norte, pelo menos 20 casos desse tipo já foram registrados no decorrer deste ano.
Para se ter uma ideia da onda de ações criminosas contra bancos e caixas eletrônicos no território potiguar em 2015, levantamento realizado pela reportagem dá conta de que em menos dos dois primeiros meses deste ano foram notificados 12 ataques a estabelecimentos financeiros no Estado.
A série de crimes contra bancos e caixas eletrônicos em 2015 atingiu a marca de 12 ocorrências no dia 26 de fevereiro, com a explosão de um equipamento bancário de uma agência do Bradesco em um município da Grande Natal. Três dias antes desse caso, o Estado já tinha registrado outro ataque.
No dia 23 de fevereiro deste ano, também durante a madrugada, bandidos explodiram um caixa eletrônico do Bradesco em Cerro-Corá, além de cercar a delegacia de Polícia Civil local. Outra ação criminosa similar foi registrada no Estado 14 dias antes desse ocorrido.
No último dia 9 de fevereiro, o alvo foi o equipamento bancário do Banco do Brasil na cidade de Cruzeta. O ataque foi praticado com uso de maçarico. Antes disso, o RN já tinha notificado pelo menos outros dez ataques, conforme levantamento da reportagem com base em dados da assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública potiguar.
No início do segundo mês deste ano, a Sesed divulgou que pelo menos dez unidades bancárias já teriam sido alvos de criminosos no Rio Grande do Norte em 2015. O balanço da pasta deu conta de que três dos crimes aconteceram em fevereiro, já incluindo um arrombamento em Cruzeta. Os demais foram registrados em janeiro passado – sendo que cinco deles somente na última semana do primeiro mês do ano.
Na época, a Secretaria de Segurança do RN divulgou também que, quanto aos crimes registrados até a ocasião, eram investigados arrombamentos e/ou explosões ocorridos nas cidades de Natal, Serra Caiada, Paraú, Messias Targino, São Pedro, Macaíba, Alto do Rodrigues, São Bento do Norte e Cruzeta.

Dois ataques contra bancos em maio e quatro em junho no interior
Entre os meses de maio e junho deste ano, seis ataques contra bancos e caixas eletrônicos foram registrados no interior do Estado. Dois casos foram notificados em maio e quatro no mês seguinte.
Na madrugada do dia 15 de maio, uma quadrilha especializada em explosão de caixas eletrônicos detonou o terminal do Banco Bradesco do município de Pendências. O crime aconteceu por volta das 2h. Na ocasião, cinco homens invadiram o local e explodiram o terminal.
Doze dias depois, seis homens tentaram explodir uma agência do Banco do Brasil no município de Monte Alegre. A ação foi por volta das 3 horas da madrugada do dia 27. A polícia informou na época que os suspeitos ainda chegaram a instalar bananas de dinamites em alguns caixas eletrônicos, mas desistiram da ação cerca de cinco minutos depois sem motivo aparente.
Os explosivos ainda foram acionados e danificaram um dos caixas e quebraram uma porta de vidro. Já na madrugada do dia 2 de junho passado, as quadrilhas de caixas eletrônicos voltaram a agir no Rio Grande do Norte. O alvo foi um caixa da agência do Bradesco no município de Rio do Fogo, distante 80 quilômetros de Natal.
Os criminosos usaram dinamite para arrombar o terminal. Com a força da explosão, parte do forro desabou. Quatro dias depois, o alvo de arrombamento foi um banco ligado ao Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte instalado na rodoviária de Mossoró, que recebe pagamento de débitos ligados ao Detran.
A violação foi percebida por funcionários do estabelecimento quando chegaram ao local no início da manhã do dia seguinte. A informação é de que o acesso ilegal ao local teria sido feito durante a madrugada e por uma janela do prédio. O cofre do correspondente também apresentava sinal de arrombamento. Na época, não divulgaram se teria sido levado dinheiro do local.

Julho notifica três ataques
No decorrer do mês de julho deste ano, aconteceram ao menos três ataques contra bancos e caixas eletrônicos. No dia 20, o Banco do Brasil do município de São Tomé, na região Agreste do Estado, foi alvo de criminosos na madrugada.
Na fuga, o bando saiu atirando pelas ruas da cidade, amedrontando a população. Dez dias depois, bandidos explodiram um caixa eletrônico do banco Bradesco do município de Angicos. A informação da época deu conta de que pelo menos seis homens encapuzados e fortemente armados teriam participado do ataque.
A quadrilha invadiu a agência e usou um grande número de explosivos. Com a explosão, as portas foram parar no meio da rua, e na fuga, os bandidos atiraram, deixando a população em pânico. Na época, em conversa com a reportagem do Blog Angicos Noticias, o delegado da Polícia Civil local, Ernani Leite Júnior, apontou que a “quadrilha que efetuou a explosão na unidade bancária provou que não é inexperiente, mas especializada em furtos e roubos de caixas eletrônicos”.
E no último dia de julho passado, criminosos tentaram explodir caixas eletrônicos do Banco do Brasil do município de Pedro Avelino. A Polícia Civil divulgou na época que a carga de dinamite usada pelos assaltantes não teria sido suficiente para arrombar os caixas da agência.
Do Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário